Não é novidade para ninguém que o formato de livestreams é um dos maiores sucessos da década no segmento dos videojogos. Online, jogadores de todo o mundo têm a oportunidade de transmitir as suas partidas para um público potencial de milhões. Neste mercado, Twitch e YouTube são as plataformas que lideram e a popularidade do formato é tão grande que até os grandes nomes da música estão a mostrar-se nestes palcos, como foi o caso de Drake há duas semanas atrás com o jogo Fornite's Battle Royale. Na altura, o rapper canadiano quebrou um recorde de assistências em simultâneo, com 600 mil utilizadores a ver a transmissão em direto através da Twitch.

Stream On: o talent show do Twitch que vai criar streamers profissionais
Stream On: o talent show do Twitch que vai criar streamers profissionais
Ver artigo

Mas apesar de impressionante, a marca não segurou o primeiro lugar durante muito tempo. Esta semana, a barreira foi quebrada graças ao mesmo jogo, com mais de 1,1 milhões de pessoas a assistir ao youtuber espanhol ElrubiusOMG em ação, no através do YouTube.

A plataforma de vídeos sublinha que a livestream em questão ocorreu no âmbito de um evento que contou com a participação de mais de 100 criadores de conteúdos. Ao todo, o evento contou com 42 milhões de visualizações ao longo de todos os canais envolvidos.

Apesar de ser um fenómeno explorado por jogadores de vários jogos, o sucesso do livestream tem sido ampliado nos últimos meses graças à popularidade do Fortnite. De acordo com o YouTube, em fevereiro, o videojogo quebrou o recorde de vídeos carregados alusivos a um título específico no espaço de um mês.

Apesar de revelarem a influência do Fortnite no panorama dos conteúdos multimédia, estes números servem também para mostrar que o YouTube tem sérias ambições no concurso de popularidade que está a disputar com a Twitch.