São 2,219 milhões os portugueses que acedem ao seu Banco através da Internet, segundo a Marktest. O número corresponde a 30,6% dos residentes no Continente, com 15 e mais anos e detentores de conta bancária.

O homebanking é o canal de contacto com o banco que mais tem crescido em Portugal nos últimos anos, como já mostrava o estudo Basef Banca da Marktest relativo a 2010.

O relatório indicava que as caixas Multibanco eram o meio mais utilizado entre os portugueses para contactarem o seu banco principal (80,7%), seguido da deslocação ao balcão (62,4%), enquanto o homebanking era a terceira forma de contacto mais utilizada (28,9%), à frente do recurso ao telefone (11,1%).

A análise destacava ainda as alterações registadas nos últimos anos, com a utilização das caixas Multibanco a superar a visita às sucursais e a banca através da Internet a ultrapassar o contacto telefónico com o balcão.

Na comparação com 2003, altura em que 11,8% dos detentores de conta bancária utilizavam o serviço, os números atuais mostram um crescimento da taxa de penetração de "mais de duas vezes e meia".

[caption][/caption]

Os resultados de 2011 mostram ainda que o serviço de homebanking é mais popular junto dos homens, dos jovens dos 25 aos 34 anos e dos indivíduos das classes alta e média alta.

Neste indicador o destaque vai, contudo, para os quadros médios e superiores, pois a taxa de penetração deste serviço junto destes indivíduos é cerca de 2,5 vezes superior à média, quando quase três quartos (73,7%) destes indivíduos acedem ao banco através da Internet.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Patrícia Calé