Provavelmente apenas conhece a Netflix pelo serviço de streaming que presta, na criação de séries e filmes originais. Mas a gigante do entretenimento digital já existe há 26 anos, tendo surgido numa altura em que os clubes de vídeo ainda eram o principal acesso de aceder a filmes e séries de consumo doméstico.

Diferente das propostas da altura, em que as pessoas se dirigiam aos clubes de vídeo, a Netflix começou a explorar o serviço de envio dos discos para casa. Foi este serviço que tornou a Netflix popular e o gigante que depois se lançaria no mercado de streaming, anos depois. Mas sabe qual foi o primeiro filme enviado? Foi Beetlejuice, com Michael Keaton, no dia 10 de março de 1998. Curiosamente um filme que está para receber uma sequela em breve.

Netflix 25 anos

Desde então e até à atualidade, a empresa fez o envio de 5,2 mil milhões de DVDs para a casa das pessoas, um número que certamente ainda vai continuar a aumentar até ao dia 29 de setembro, data escolhida para o encerramento do seu portal DVD.com. O filme mais popular foi The Blind Side, com Sandra Bullock e durante os 25 anos, a plataforma angariou 40 milhões de subscritores únicos.

Na mensagem de cancelamento, a Netflix diz que o objetivo era oferecer o melhor serviço para os seus membros, mas à medida que o serviço tem vindo a perder gás, esse objetivo tem sido difícil de atingir. “Por isso querem sair em grande e continuaremos a enviar os nossos últimos discos até ao dia 29 de setembro”.

A empresa diz que os icónicos envelopes vermelhos mudaram a forma como as pessoas assistiam a filmes e séries de TV em casa, abrindo caminho para a mudança do streaming. “Desde início, os nossos membros adoravam a liberdade e o controlo da oferta: uma grande variedade de títulos e a possibilidade de ver séries em seguida”.