Perto de um terço dos utilizadores do Facebook em Portugal costuma aceder à rede social através do telemóvel, segundo os dados da nova edição do estudo "Face to Facebook", da Netsonda.

O valor mostra um crescimento de 10 pontos percentuais face aos 20% registados em dezembro de 2010, a segunda edição do estudo, e de 19 pontos percentuais face a junho de 2010, a primeira vez em que os resultados do Face to Facebook foram apresentados.

Na mesma linha, o relatório, que analisa a presença das marcas nas redes sociais, revela ainda que quatro por cento dos facebokianos liga-se através de um tablet.

As conclusões também mostram que 80% dos inquiridos utilizadores do Facebook estão sempre ligados ou ligam-se pelo menos uma vez por dia, quando 57% gasta até uma hora por dia a navegar na rede social.

Homens e mulheres acedem com a mesma frequência ao serviço, mas é o sexo feminino que despende mais horas em cada ligação.

Mais de um terço (38,3%) dos utilizadores já usam o Facebook para fins profissionais, aponta o relatório da Netsonda, realizado em Novembro através de inquérito online.

Relativamente às marcas, 56% dos inquiridos "gostam" de páginas de empresas, marcas ou produtos e, entre estes, 90% consideram-nas credíveis.

Refira-se que 88,4% dos inquiridos que seguem marcas no Facebook acabam por visitar os sites dessas marcas, comparativamente a 69% dos inquiridos que não têm por hábito usar as redes sociais para se relacionarem com as empresas ou produtos.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico