A polémica desencadeada com o caso entre o Facebook e a Cambridge Analytica pôs a privacidade dos dados na ordem do dia, chamando a atenção dos utilizadores para a importância de controlarem melhor a informação que partilham. A rede social criada por Mark Zuckerberg, assim como a Google e o Twitter, prestam essa informação, uma condição reforçada nos últimos tempos pelo escândalo, e a Apple também, embora não de uma forma tão “densa”, segundo a CNBC.
A marca da maçã guarda vários dados dos utilizadores, mas não tem um recurso simples e tão imediato como as suas “homólogas” tecnológicas, para que seja possível verificar a informação recolhida. Para aceder a esses dados, é preciso preencher um formulário de contacto na área de privacidade, sendo que a resposta surgirá passados alguns dias, na forma de um ficheiro.
Conta a CNBC que a maior dos dados recolhidos pela Apple estão relacionados com o que o utilizador faz na App Store e no iTunes, relativamente a visualizações ou download de aplicações, músicas, vídeos e livros, assim como aquisições de dispositivos da marca.
Tal como a empresa sempre afirmou, não são armazenados dados pessoais, como conteúdos de email, agenda e localização dos utilizadores. Ou pelo menos os resultados devolvidos não mencionavam tal informação.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Indiana Jones regressa de chicote para nova aventura em videojogo. Qual é o enigma do grande círculo? -
App do dia
A precisar de espaço no telefone? Transforme fotos grandes em ficheiros leves num instante -
Site do dia
Defina objetivos para a semana e siga-os diretamente do calendário da Google -
How to TEK
Saiba como definir o tempo limite que as crianças podem jogar Fortnite
Comentários