Quando os alunos da Galiza regressarem às aulas depois das férias de Natal, no próximo dia 8 de janeiro, vão ter de deixar os smartphones em casa, pois passou a ser proibido a sua utilização nas escolas. Segundo avança o jornal La Voz de Galicia, o protocolo entrou em vigor sobre a proibição dos equipamentos eletrónicos e foi apresentado ao Governo Autónomo de diretores, o órgão em que estão representadas as administrações dos centros públicos.

Até aqui, a proibição era apenas nas salas de aulas, mas as novas regras proíbem em todo o estabelecimento escolar, incluindo entradas e saídas, os recreios, o uso nos refeitórios e nos períodos de atividades complementares e extracurriculares.

A informação é confirmada pelo El País, que destaca que apenas três regiões regulamentaram expressamente a sua utilização: além da Galiza, Castela La Mancha e Comunidade de Madrid. Apesar de serem proibidos tanto para uso pessoal como recreativo, os equipamentos podem ser usados nas aulas sempre que se justifiquem atividades pedagógicas.

O jornal da Galiza diz que, segundo o governo regional, a medida já foi aplicada por iniciativa própria em 76% dos centros de ensino galegos. Mas depois de analisar o impacto positivo que a proibição dos smartphones fez no que diz respeito ao convívio entre os alunos, foi expandida a todas as escolas, findo o inquérito à comunidade educativa.

Ainda assim, levantaram-se vozes opostas, como a Confederação Galega ANPAS, que salienta que a formação dos alunos deve ser foco, e que os professores e família devem promover o uso responsável dos equipamentos.

As exceções podem ser feitas a alguns alunos que por exemplo, tenham necessidade, sejam assuntos médicos ou não, que devem ser sempre justificados. O uso como ferramenta pedagógica, sempre que o professor entenda, também é considerado, como referido, uma exceção.

Em Portugal, o Agrupamento de Escolas Afonso de Paiva, em Castelo Branco, também está a testar o projeto “Telemóveis qb”, limitando a utilização dos smartphones nos espaços escolares e em momentos definidos. “Cada membro da Comunidade Escolar desempenha um papel importante, sendo fundamental o contributo de todos para o seu sucesso: uns pelo exemplo, outros pelo incentivo, todos pelo cumprimento”, é destacado no website do projeto. O objetivo passa por recuperar os momentos de interação e de partilha entre os utilizadores.