A tecnologia desempenha um papel essencial na evolução das economias e é um bem de elevado valor pela capacidade de tornar as pessoas mais próximas e facilitar os contactos. Já a globalização é vista como positiva por representar mercados livres e comércio livre, mas menos boa porque normalmente traz consigo medidas de redução de custos e de redução de pessoal.



As conclusões são de um estudo do Pew Research Center que atesta nas respostas recolhidas o importante papel da utilização do PC, acesso ao email e à Internet para diminuir o digital divide, mas faz transparecer as preocupações dos cidadãos com efeitos menos positivos da globalização.



Estas críticas aos efeitos da globalização são tanto mais reais em países onde o crescimento económico abrandou ou que sofrem as consequências do crescimento explosivo de economias como a chinesa, como a Europa.


Em 2007 os níveis de utilização do PC aumentaram em 26 dos 35 países analisados pelo estudo, comparativamente aos valores apurados para 2002. A Suécia lidera a lista dos países com maior utilização do PC registando uma taxa de penetração na ordem dos 82 por cento.



O documento também demonstra que comparativamente com a Europa Ocidental, os Estados Unidos e o Canadá, o crescimento do uso do PC é mais lento em África e na Ásia, mas mais rápido noutras zonas emergentes como o Brasil, onde 44 por cento da população usa PC, o dobro dos utilizadores registados em 2002.



Notícias Relacionadas:

2007-08-27 - Dispositivos sem fios serão escolhidos por 350 milhões de utilizadores para consultar emails em 2010

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.