O Facebook vai atualizar a aplicação para iPhone para que os utilizadores possam partilhar músicas na rede social. O sistema de partilhas só funciona com o Spotify e com o Apple Music e quando publicado na plataforma, cria um pequeno clipe de música que pode ser ouvido.

E aqui o adjetivo pequeno é importante: os acordos feitos entre as empresas só permitem a reprodução 30 segundos de cada faixa no Facebook. Acaba por funcionar como uma ‘pré-visualização’ das músicas, algo que dada a audiência de 1,5 mil milhões da rede social, pode ajudar a aumentar as vendas e subscrições.

“Esperamos que ao melhorar esta experiência, os artistas partilhem mais, os amigos partilhem e contribuam mais, e que a música se torne uma parte integrante do Facebook”, escreve a rede social em comunicado.

Recorda-se que já tinham surgido rumores de que o Facebook podia entrar no mercado da música, mas ainda não era certo como. Sabia-se que à partida o tradicional modelo de streaming ficaria de parte, mas apontava-se a possibilidade de a exploração da música ser feita através de uma maior aposta nos vídeos.

Recorda-se que a startup portuguesa MusicYou lançou este ano que tinha como objetivo justamente tornar mais social a descoberta e consumo de música.