A denúncia, segundo o "Le Parisien", vem na sequência de uma investigação que a Direção Geral de Consumo, Concorrência e Repressão de Fraudes (DGCCRF), regulador francês da concorrência no setor corporativo, levou a cabo durante dois anos.

Após averiguar várias plataformas de venda pela internet e examinar as cláusulas impostas aos vendedores, a entidade considerou que a Amazon abusa da sua posição dominante no mercado sobre as mais de 10 mil empresas inscritas na plataforma.

O diretor de gabinete da DGCCRF afirmou que a gigante tecnológica "impõe uma relação desequilibrada com os seus vendedores", ao, por exemplo, poder unilateralmente mudar os termos do contrato ou mesmo suspendê-los, o que pode conduzir estes últimos à falência.

A DGCCRF pretende multar a Amazon em 10 milhões de euros e alega que o governo francês quer “regular melhor a atividade das grandes plataformas digitais e garantir transparência, equilíbrio e lealdade nas relações com as empresas”.

O Ministério da Economia confirmou que foi apresentada uma queixa contra a Amazon, mas não forneceu mais detalhes. Um porta-voz da Amazon disse que a empresa não faz comentários sobre procedimentos legais, de acordo com a Reuters.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.