A empresa de retalho anunciou o Login with Amazon, uma ferramenta que pode ser integrada em jogos, aplicações e páginas Web para que os utilizadores possam fazer a autenticação em diversos serviços com as credenciais da Amazon. A empresa liderada por Jeff Bezos afirma que atualmente são 200 milhões os utilizadores com perfil na loja e serviços da empresa.

Os internautas vão depois poder escolher quais os dados da conta Amazon que querem partilhar quando fazem login noutros serviços e aplicações.

Em comunicado a Amazon diz ter experimentado o serviço de autenticação próprio em dois serviços da empresa - o Zappos e o Woot -, e os resultados mostraram uma adoção rápida e até preferência em detrimento de outros sistemas de autenticação. A empresa de Jeff Bezos está a procurar fazer aquilo que as redes sociais como o Twitter, Facebook e Google+ têm implementado há já algum tempo.

Do lado do utilizador existe a vantagem de poder utilizar o mesmo login para várias autenticações em diversos serviços, enquanto do lado dos programadores e gestores de sites existe uma oportunidade de explorar o sistema seguro e a vertente de eCommerce associada às contas Amazon.

Os developers são os mais beneficiados com a novidade já que as ferramentas disponibilizadas pela Amazon permitem explorar novas oportunidades. É possível uma integração com os Amazon Web Services e podem-se criar GameCircles dentro dos jogos para sincronização entre dispositivos e aumentar a competitividade entre utilizadores através de conquistas.

Do lado do eCommerce há a possibilidade de fazer uma ligação direta à App Store e incluir compras dentro de aplicações, as in-app purchases.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico