O modelo de negócios baseado em vigilância do Facebook e da Google é inerentemente incompatível com o direito à privacidade e representa uma ameaça a uma série de outros direitos humanos. O alerta vem da Amnistia Internacional num relatório publicado esta quinta-feira e que fala na necessidade de uma aposta mais clara de regulamentação dos estados de cada país com base nos direitos humanos universais.

Apesar de admitir que a Google e o Facebook ajudam a conectar o mundo e disponibilizam "serviços cruciais" a milhares de milhões de pessoas, a organização não governamental (ONG) refere que os benefícios das plataformas das duas gigantes tecnológicas fazem-se acompanhar de um lado mais obscuro.

Utilizar os serviços da Google e do Facebook: um pacto com o diabo?

Contando com mais de sete milhões de membros que lutam pelos direitos humanos, a organização falta num certo "pacto com o diabo", na medida em que o modelo de negócio das empresas baseado na vigilância força as pessoas a fazerem um acordo, "no qual só podem desfrutar dos seus direitos humanos online submetendo-se a um sistema baseado num abuso de direitos humanos". Mas de que forma é que isto acontece?

Em primeiro lugar, com um "assalto ao direito à privacidade numa escala sem precedentes" e de seguida com uma série de efeitos indiretos que representam um “sério risco para uma série de outros direitos”, da liberdade de expressão e de opinião à liberdade de pensamento e direito de não discriminação”. E, para a Amnistia Internacional, "esta não é a Internet para a qual as pessoas se inscreveram".

As “habituais” investigações às gigantes tecnológicas

Numa altura em que a Google e o Facebook têm estabelecido políticas e processos para lidar com os seus impactos na privacidade e na liberdade de expressão, a organização governamental considera que, dado o seu modelo de negócios, as "empresas não adotam uma abordagem holística, nem questionam se os seus modelos de negócios podem ser compatíveis com a sua responsabilidade de respeitar os direitos humanos".

As perguntas (e respostas) mais importantes sobre o caso Cambridge Analytica/Facebook
As perguntas (e respostas) mais importantes sobre o caso Cambridge Analytica/Facebook
Ver artigo

Para ajudar a justificar a sua posição, a ONG afirma que o abuso de privacidade é fortemente demonstrado pelo longo histórico de escândalos de privacidade das empresas. No caso do Facebook o maior escândalo foi mesmo em 2018, com a consultora Cambridge Analytica a utilizar dados de 87 milhões de utilizadores da rede social para influenciar campanhas políticas em todo o mundo.

Já no caso da Google, um dos problemas de privacidade que têm sido destacados está relacionado com o seu assistente virtual, o Google Assistant. Em agosto, a Google admitiu que gravou vários áudios na Holanda sem o conhecimento do utilizador, interrompendo depois as revisões de idiomas para o assistente, num período em que investigou o assunto.

"Apesar das garantias das empresas sobre o seu compromisso com a privacidade, é difícil não ver essas numerosas violações à privacidade como parte do funcionamento normal dos seus negócios, e não como aberrações”, escreve a ONG. O facto de existir uma "indústria de vigilância" entre coletores de dados e gigantes tecnológicas não favorece de todo a situação.

Google Assistant fica "surdo" para rever práticas. Apple na mira também tapou "ouvidos" da Siri
Google Assistant fica "surdo" para rever práticas. Apple na mira também tapou "ouvidos" da Siri
Ver artigo

"O poder do Google e do Facebook sobre as principais plataformas da Internet apresenta riscos únicos para os direitos humanos", alerta a ONG, que admite que para a maioria das pessoas simplesmente não é viável usar a Internet evitando todos os serviços da Google e do Facebook. "As plataformas dominantes da Internet não são mais 'opcionais' em muitas sociedades, e usá-las é uma parte necessária da participação na vida moderna", escreve.

Perante toda esta situação, a Amnistia conclui que hoje em dia "é evidente que a era da auto-regulação no setor da tecnologia está a chegar ao fim". A ONG acredita que será necessária mais regulamentação estatal, propondo que os legisladores sigam uma abordagem baseada em direitos humanos para controlar "os gigantes da vigilância".

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.