No último ano, os indivíduos com rendimentos superiores a 100 mil dólares receberam uma média 112 ataques de phishing por email contra apenas 74 registados entre aqueles que ganham menos, mostram os dados da Gartner.



As mensagens fraudulentas são enviadas por fontes supostamente seguras, que utilizam links para sites - muitas vezes de bancos - para roubar informações confidenciais aos utilizadores.



Os que mais recebem estas mensagens são também os que mais perdem com estes ataques. A média é de 4,36 mil dólares por utilizador, enquanto os que obtêm rendimentos inferiores perdem perto de 1,24 mil dólares.



O relatório diz que 109 milhões de adultos norte-americanos foram sujeitos a ataques de phishing este ano, contra os 79 milhões registados há dois anos. A média do prejuízo por pessoa este ano é de 1,244 mil dólares enquanto, no ano passado, os valores roubados não iam além dos 257 dólares por pessoa.



Outro dos dados negativos referidos pela consultora é que, apesar dos números aumentarem, existe um que, pelo contrário, diminuiu: a taxa de recuperação do dinheiro roubado. Este ano apenas 54 por cento dos valores voltaram a ser repostos, contra 80 por cento em 2005.



Em 2006 os prejuízos globais devem chegar aos 2,8 mil milhões de dólares nos Estados Unidos, refere a Gartner, salientando que as estratégias utilizadas pelos criminosos são cada vez mais apuradas e difíceis de detectar.

Notícias Relacionadas:

2006-11-03 - FBI detém 16 suspeitos de fraude através de phishing

2006-10-25 - Hackers causam prejuízos de milhões de dólares a correctoras norte-americanas