O Departamento de Justiça dos Estados Unidos (DOJ, na sigla em inglês) encerrou 13 domínios online associados a serviços de “DDoS-for-hire”. A ação afirma-se como a terceira vaga de medidas tomadas por autoridades norte-americanas contra este tipo de serviços, que dão a quem paga pelos mesmos a capacidade de afetar os sistemas informáticos de alvos à sua escolha com ataques DDoS.

Em comunicado, o DOJ detalha que dados relacionados com operações anteriores permitem verificar que centenas de milhares de utilizadores recorreram a este tipo de serviços para lançar milhões de ataques. Estima-se que o número de vítimas esteja também na casa dos milhões. Entre os principais alvos incluem-se escolas e instituições de ensino superior, instituições financeiras e websites governamentais.

Hacktivistas, botnets poderosas e pedidos de resgate: as tendências de ataques DDoS no primeiro trimestre do ano
Hacktivistas, botnets poderosas e pedidos de resgate: as tendências de ataques DDoS no primeiro trimestre do ano
Ver artigo

Além disso, 10 dos 13 domínios encerrados em coordenação com o FBI eram novas versões de serviços que foram visados anteriormente. Ainda em dezembro, uma operação das autoridades norte-americanas levou ao encerramento de 48 dos maiores domínios associados a serviços deste tipo, também conhecidos como “booters”.

Segundo o DOJ, nos últimos anos, estes serviços têm vindo a proliferar, uma vez que se apresentam como uma porta de entrada para utilizadores que querem entrar no mundo do cibercrime.

As medidas tomadas pelas autoridades nos Estados Unidos fazem parte da operação internacional PowerOff, que continua a reunir esforços para desmantelar infraestruturas criminosas associadas a serviços de “DDoS-for-hire” por todo o mundo.