O mais importante regulador financeiro dos EUA, o Commodity Futures Trading Commission (CFTC), tem refletido sobre o futuro do Bitcoin que pode passar por uma regulação no mercado norte-americano. Um responsável da entidade considera que o dinheiro virtual é um risco real para os consumidores e para os mercados.

"O Bitcoin é com certeza algo que precisamos de explorar", referiu ao Financial Times um dos comissários do CFTC, Bart Chilton. O jornal económico avança ainda que soube de uma outra fonte que o agente regulador está examinar de forma séria o estabelecimento de regras para a moeda digital.

A novidade certamente que não agradará aos defensores e utilizadores do Bitcoin que defendem este tipo de moeda e sistema monetário por ser descentralizado de qualquer banco, governo ou outra entidade. Por outro lado, vários reguladores estão em estado de alerta pelo caráter volátil que a moeda tem mostrado e pelo grande interesse que se tem gerado em torno do dinheiro virtual.

Caso o Bitcoin seja regulado as casas responsáveis pela troca do dinheiro, como o Mt. Gox, podem ter que detalhar às entidades financeiras e governamentais as transferências que vão sendo feitas na plataforma, também com o objetivo de evitar crimes como lavagem de dinheiro ou transferências relativas a atos ilegais. Existem relatos de que redes de pedofilia estão a usar o modelo encriptado do sistema monetário para partilharem informações entre si.

O Bitcoin poderia no entanto deixar de transacionar nos EUA e continuar a funcionar noutros mercados globais.

Uma outra questão que pode advir do processo de regulação é a introdução de taxas relativas a trocas entre utilizadores, outra das vantagens que o Bitcoin tem mantido relativamente ao dinheiro tradicional.

Start-ups de Bitcoins em alta

Além da moeda, também as empresas que oferecem serviços e ferramentas para trabalhar com a moeda estão a cair nas boas graças dos investidores. A Coinbase, uma empresa com onze meses e que é uma plataforma de câmbio e compra de Bitcoin, conseguiu angariar cinco milhões de dólares numa ronda de investimento.

Mas nem todos partilham deste entusiasmo em torno do dinheiro digital. Recentemente o empreendedor e multimilionário Warren Buffett, que juntou-se na semana passada ao Twitter, acabou por atribuir algum descrédito à moeda virtual ao declarar que não investiria nem um dólar da sua vasta riqueza no Bitcoin.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.