As inscrições para a primeira fase de acesso ao Ensino Superior através da Internet já estão disponíveis e duram até ao próximo dia 9 de agosto. Os resultados das candidaturas também ficam disponíveis online e para os alunos da primeira vaga de acesso os resultados são afixados a 9 de setembro.

No mesmo dia e até 20 de setembro fica disponível a segunda fase de inscrições online, enquanto a terceira fase de acesso ao ensino superior abre de 26 de setembro a 4 de outubro.

Os alunos que ainda não fizeram o pedido da palavra-passe que permite realizar a candidatura online devem visitar a página de Atribuição de Senha da Direção Geral do Ensino Superior para fazer o pedido. Os candidatos têm até ao final de cada fase para requisitar a password, mas como o processo envolve validação dos estabelecimentos de ensino ou dos gabinetes de acesso ao Ensino Superior (GAES) é aconselhável fazer o pedido com alguma antecedência.

Após realizado o pedido serão reencaminhadas para o email indicado pelos alunos todos os passos que devem ser seguidos para obtenção do código de acesso.

Na página dges.mctes.pt os alunos podem ainda fazer uma simulação da inscrição antes de avançarem para o processo em definitivo, por forma a esclarecerem todas as dúvidas e a saberem que informações vão ser pedidas.

Ao todo existem 51.461 vagas - menos 837 do que em 2012 - em 1.087 cursos em universidades públicas, privadas e institutos politécnicos. Este é o terceiro ano consecutivo em que as vagas para o Ensino Superior diminuem e aproximam-se do número de vagas existentes no ano de 2009.

Os cursos de Engenharia representam 17,3% das vagas existentes, seguidos dos cursos de Ciências Empresariais com 15,4%, como escreve o jornal Público.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico