A Comissão Europeia parece estar empenhada em evitar que uma situação ao estilo Cambridge Analytica tenha lugar nas próximas eleições “comunitárias”. Da agenda de Bruxelas faz por isso parte a intenção de reforçar as regras de financiamento dos partidos europeus, impondo multas a quem usar os dados dos eleitores de forma a influenciar os resultados.
Segundo uma proposta de emenda, as multas irão rondar os 5% do orçamento anual do partido em questão, segundo avançou este domingo o Financial Times. Os termos ainda não estão finalizados e por isso poderão mudar. A proposta terá de contar com o voto favorável do Parlamento Europeu e com a aprovação de cada um dos Estados-membros.
Há, contudo, um forte empenho para que a emenda passe rapidamente, nota o Financial Times. As próximas eleições europeias têm lugar em maio de 2019 é há a preocupação de que fações anti-UE tentem condicionar os resultados, alterando o “sentimento” europeu geral.
Com as multas, Bruxelas quer desincentivar os partidos a aceitarem os dados sem verificar a forma como foram obtidos – e dessa forma dissuadir quem os obtém, em primeiro lugar.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Mats Steen: a história de um jogador de World of Warcraft que foi além do virtual -
App do dia
Infinity Nikki chegou e é considerado um dos mais belos jogos para smartphones -
Site do dia
Video Ocean é uma plataforma de IA para converter imagens e texto em vídeo -
How to TEK
Cansado de respostas na pesquisa do Google com elementos de IA? Saiba como desativar
Comentários