O procurador-geral de New Hampshire, John Formella, revelou hoje que os investigadores identificaram a origem das ligações como Life Corporation e disseram que foram transmitidas por uma empresa chamada Lingo Telecom.

New Hampshire emitiu ordens para fazer cessar e proibir as práticas denunciadas (cease-and-desist orders, em inglês) e intimações para ambas as empresas, enquanto a Comissão Federal de Comunicações (FCC, na sigla em inglês) emitiu uma carta de cease-and-desist para a empresa de telecomunicações, adiantou Formella.

Em comunicado, a FCC referiu que está a tentar impedir “comportamentos que violam as leis de supressão de eleitores”, noticiou a agência Associated Press (AP).

Durante uma conferência de imprensa, Formella descreveu as chamadas como a tentativa mais clara e possivelmente a primeira conhecida de utilizar ferramentas de IA para interferir numa eleição nos EUA.

O procurador apontou que as chamadas foram muito além dos panfletos políticos que chegaram às caixas de correio dos eleitores durante as primárias em New Hampshire.

A mensagem gravada foi enviada para entre 5.000 e 25.000 eleitores dois dias antes das primárias de 23 de janeiro e uma gravação da chamada analisada pela AP gerava uma voz semelhante à do democrata Joe Biden, incluindo a sua frase frequentemente utilizada: “What a bunch of malarkey” (Que monte de disparates, na tradução em português).

Biden venceu as primárias democratas como candidato inscrito, depois de manter o seu nome fora dos boletim de voto, em deferência à nova posição da Carolina do Sul como o primeiro Estado para as primárias democratas.

As chamadas apareceram falsamente aos destinatários como provenientes do número de telemóvel pessoal de Kathy Sullivan, ex-presidente estadual do Partido Democrata que ajuda a gerir o “Granite for América”, um super-PAC [super comité de ação política] que apoia a campanha de Biden.

A aparente tentativa de supressão eleitoral utilizando tecnologia de IA generativa em rápido avanço é um exemplo daquilo que os especialistas alertam que fará de 2024 um ano de desinformação eleitoral sem precedentes em todo o mundo.

ONU alerta para elevado risco no uso indevido de inteligência artificial em ano de muitas eleições
ONU alerta para elevado risco no uso indevido de inteligência artificial em ano de muitas eleições
Ver artigo

A gestora de campanha de Biden, Julie Chávez Rodriguez, elogiou a investigação das chamadas: “A desinformação que visa suprimir a votação e minar deliberadamente eleições livres e justas é uma ameaça inaceitável, e elogiamos o Procurador-Geral de New Hampshire por levar o assunto a sério e agir rapidamente”.

De acordo com as autoridades norte-americanas, assim que a Lingo Telecom foi identificada como a provedora original das chamadas, a empresa identificou a Life Corporation como a parte que as iniciou.

Formella frisou ainda que a investigação está apenas a começar, mas que pretendeu enviar uma mensagem forte para dissuadir outros que possam ficar tentados a interferir nas eleições deste ano.

No lado dos democratas Joe Biden é o favorito para um novo frente a frente com Donald Trump, que deverá ser o indicado pelos republicanos para as eleições de novembro.