
O governo de Pequim criou um fundo de investimento que ronda os 14.550 milhões de dólares, com o qual pretende afirmar a sua potência no mundo online.
As informações são avançadas pela Xinhua, a agência noticiosa chinesa controlada pelo Estado, que acrescenta que um terço do montante foi concedido por alguns bancos nacionais e empresa do setor das telecomunicações.
A China tem vindo a investir significativamente naquilo que poderá ser descrito como uma campanha de “limpeza” da internet no país, eliminando conteúdos e bloqueando o acesso a vários sites sob alegações de fomentarem discórdia no país.
A entidade responsável pela gestão do ciberespaço chinês – que gere este fundo em conjunto com o Ministério das Finanças da China – chegou mesmo a dizer que o governo estava disposto a defender a sua soberania no mundo online a todo o custo, mobilizando, inclusivamente, recursos militares, se considerasse que assim fosse preciso.
Embora os detalhes sejam escassos, consta que este fundo de investimento será usado para financiar empresas do setor da internet e para suportar a iniciativa Internet Plus, um programa definido pelo governo chinês e cujo propósito é dinamizar e fortalecer a economia chinesa.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
O melhor do céu e da Terra em imagens de eclipses, nebulosas e desafios planetários -
App do dia
Tem uma agenda cheia de tarefas? Sectograph ajuda a gerir o tempo com um "relógio" interativo -
Site do dia
Perde tempo a escrever um rascunho de texto por causa das correções? Teste o site do dia Flowdrafter -
How to TEK
Como planear os locais a visitar nas férias e em grupo no Google Maps
Comentários