O governo de Pequim criou um fundo de investimento que ronda os 14.550 milhões de dólares, com o qual pretende afirmar a sua potência no mundo online.
As informações são avançadas pela Xinhua, a agência noticiosa chinesa controlada pelo Estado, que acrescenta que um terço do montante foi concedido por alguns bancos nacionais e empresa do setor das telecomunicações.
A China tem vindo a investir significativamente naquilo que poderá ser descrito como uma campanha de “limpeza” da internet no país, eliminando conteúdos e bloqueando o acesso a vários sites sob alegações de fomentarem discórdia no país.
A entidade responsável pela gestão do ciberespaço chinês – que gere este fundo em conjunto com o Ministério das Finanças da China – chegou mesmo a dizer que o governo estava disposto a defender a sua soberania no mundo online a todo o custo, mobilizando, inclusivamente, recursos militares, se considerasse que assim fosse preciso.
Embora os detalhes sejam escassos, consta que este fundo de investimento será usado para financiar empresas do setor da internet e para suportar a iniciativa Internet Plus, um programa definido pelo governo chinês e cujo propósito é dinamizar e fortalecer a economia chinesa.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Como é viver no espaço? 5 curiosidades e desafios na rotina de um astronauta -
App do dia
Children of Morta já pode ser jogado nos smartphones: Um RPG indie com aspecto retro focado na narrativa -
Site do dia
Website Image Effects aposta na criação de efeitos sonoros com inteligência artificial -
How to TEK
Faça um planeamento melhor para chegar ao destino em 5 dicas no Waze
Comentários