"O problema da desinformação não é apenas do âmbito do jornalismo ou dos media, é também um problema de cibersegurança, sobretudo porque os meios digitais proporcionam a disseminação de desinformação e automatismos informáticos para simular conteúdos e ações fidedignos", lê-se no documento.

Por exemplo, as campanhas que usam botnets para manipular as redes sociais, a produção de deepfakes, a criação de contas falsas ou o furto de identidade online, elenca o Observatório de Cibersegurança.

Além disso, o CNCS fala também da desinformação avançada, em que "os desenvolvimentos mais recentes nas tecnologias digitais, como seja no campo da Inteligência Artificial (IA), trouxeram maior sofisticação à desinformação e capacidade de simular imagens, vozes e textos".

O contexto político, sublinha o CNCS, "criou condições para o uso sistemático deste instrumento como arma nas redes sociais para a desestabilização política por parte de oponentes estatais ou paraestatais".

O relatório cita do Digital News Report (DNR) Portugal 2022, que refere a existência de uma preocupação com o que é "real e falso" na Internet para sete em cada 10 pessoas em Portugal no ano passado, menos cinco pontos percentuais do que em 2021. Contudo, "há mais pessoas a ter uma posição neutra a este respeito".

Em termos panorâmicos, em Portugal 42% dos inquiridos dizem ter encontrado informação falsa essencialmente sobre COVID-19 (42%), política (34%) e produtos e serviços (22%). "Os dados indiciam ainda que quanto mais se desconfia das notícias, mais se crê identificar notícias falsas", refere.

Sobre o consumo de notícias através das redes sociais, o estudo mostra que o Facebook é a plataforma mais usada (49%), mas tem vindo a perder terreno (perdeu 18 pontos percentuais desde 2015). Pelo contrário, o consumo aumentou no WhatsApp e no Instagram.

"Não obstante, em Portugal, a fonte principal de notícias em 2022 foi a televisão (54% das pessoas), seguindo-se as redes sociais (20%), a Internet (excluindo as redes sociais) (17%), a rádio (7%) e a imprensa (3%)", lê-se no documento, referindo a existência de "discrepâncias significativas entre idades a este respeito: as pessoas mais velhas tendem a ter na televisão a sua fonte principal de notícias, enquanto as mais jovens encontram nas redes sociais um peso idêntico à televisão como fonte principal de notícias".

A desinformação é utilizada, entre outros fins, como instrumento para a obtenção de ganhos económicos. "Neste caso, em geral, ocorre uma ação sobre um público com o objetivo de o condicionar a ter comportamentos que favorecem economicamente o agente que lança o conteúdo de desinformação. Por exemplo, quando uma ação de phishing é acompanhada por conteúdos de desinformação que promovem falsamente um produto ou serviço", refere.

Também é um instrumento de propaganda, sendo utilizado em campanhas que procuram polarizar, confundir e condicionar o público "através da criação de perceções erróneas ou descontextualizadas sobre uma realidade, conduzindo esse público a ações que prejudiquem o próprio e um adversário".

Aponta que "existem ainda processos que se confundem com desinformação e que, embora intencionais, podem não corresponder a ações com objetivos maliciosos, embora tenham consequências negativas".

Trata-se de casos de conteúdos falsos que desacreditam a ciência ou elaboram teorias da conspiração'que podem ser desenvolvidos com base em crenças honestas. "No entanto, por vezes, estes casos são instrumentalizados por campanhas de desinformação efetivas", alerta.

Depois há a questão de tecnologias ditas emergentes, como a IA, que "têm trazido desenvolvimentos facilmente apropriáveis como instrumentos de desinformação". 

Por exemplo, o crescimento da "capacidade de simular uma realidade através de imagens, vozes e textos promovido pela IA favorece uma desinformação que é tanto mais eficaz quanto melhor conseguir produzir simulações verosímeis", sendo que a Inteligência Artificial também "permite a automação dos processos de disseminação da desinformação".

Por outro lado, a criação de ambientes digitais imersivos, como o metaverso, "resulta em contextos particularmente desafiantes no que diz respeito à desinformação". Este tipo ambientes tende, "mais do que a simular uma realidade existente, a construir uma realidade alternativa, ainda que eventualmente em conexão com a realidade existente".

Por último, as redes sociais também têm tido um papel "muito importante na disseminação da desinformação digital".

De acordo com dados do Eurostat sobre Incidentes e Consequências de Segurança, "o tipo de consequência resultante de incidentes de cibersegurança mais identificado nas empresas com mais de 10 empregados em Portugal, em 2022, foi a indisponibilidade de serviços digitais (DDoS, ransomware, falhas de hardware ou software), para 9,7% das empresas". A média da União Europeia neste âmbito foi de 20,1%.

Em 14 de fevereiro, o Gabinete Cibercrime da Procuradoria-Geral da República (PGR), divulgou informação sobre as denúncias de cibercrime recebidas no ano passado: o número aumentou 83%, de 1.160 para 2.124, em 2022 face ao ano anterior, sendo "o phishing o tipo de criminalidade mais denunciado".

O Observatório de Cibersegurança do CNCS, em colaboração com o Instituto Politécnico do Porto e o Compete 2020, publicou em 07 de março os resultados do Inquérito Cibersegurança e Indústria 4.0, dirigido aos técnicos operacionais e trabalhadores de entidades da Indústria 4.0, acerca das políticas e práticas de cibersegurança implementadas. "Somente 26% dos trabalhadores inquiridos afirmou ter recebido da sua empresa sensibilização em cibersegurança em 2021", concluiu.