Esta semana o estúdio polaco CD Projekt, conhecido pelo recém-lançado Cyberpunk 2077 e a série de jogos The Witcher foi vítima de uma campanha de ransonware. O estúdio admitiu que os seus sistemas internos foram comprometidos e a sua rede de dados foi acedida. Os hackers deixaram mesmo uma nota de sequestro no sistema, que o estúdio decidiu publicar no Twitter. Os hackers deram um prazo de 48 horas ao estúdio para pagar o resgate dos conteúdos, caso contrário estes seriam expostos.

A empresa revelou que não iria colaborar com os cibercriminosos, restabelecendo os seus dados a partir dos backups. O certo é que os hackers começaram a cumprir as suas ameaças, divulgando na internet amostras dos materiais que dispõem. O website Cybernews dá conta da partilha do código fonte do seu jogo de cartas Gwent, baseado no universo de The Witcher, num popular fórum de hacking. E a mensagem da partilha tem como título CDProjekt Leak #1, o que indica que pode haver mais partilhas. E isso foi confirmado pela mensagem escrita no ficheiro “readme” que acompanhava a partilha, prometendo mais conteúdos.

Os especialistas afirmam que se trata de uma tática criminosa conhecida como “double extortion ransomware”, em que os hackers vão expondo os conteúdos e informações roubadas até que a respetiva empresa mude de ideais e pague o resgate pedido pelos atacantes.

Segundo uma mensagem no Twitter do utilizador vxunderground, que partilhou uma imagem com o diretório de ficheiros do Gwent, está a decorrer um leilão nos fóruns do mercado negro dos código fonte dos jogos roubados. The Witcher 3: Wild Hunt, Cyberpunk 2077 e Thronebreaker: The Witcher Tales estão na base do leilão que começa em 1 milhão de dólares, podendo ser vendidos de imediato por 7 milhões de dólares. Apenas utilizadores que depositem 0,1 bitcoin podem participar no leilão, destacando as intenções dos hackers em continuar a atividade criminosa contra o estúdio polaco.

O The Verge teve mesmo acesso a algumas imagens de documentos a mostrar o código fonte do motor RED Engine, a plataforma que o estúdio desenvolveu como base dos seus jogos.