No seu mais recente relatório, dedicado a analisar os hábitos dos consumidores na quadra natalícia, a Salesforce revela que 54% dos portugueses estão preocupados com a atual subida de preços e que 46% demonstram alguma preocupação com o facto de terem menos dinheiro este ano para gastarem durante a época festiva.

Mesmo assim, os dados dão a conhecer que haverá mais portugueses a comprarem presentes. No ano passado, 80% dos consumidores nacionais inquiridos indicaram que tinham intenção de comprar presentes de Natal. Já em 2021, a percentagem sobre para 86%. Por um lado, 74% dos consumidores tencionam comprar prendas de Natal em lojas físicas, por outro, 77% afirmam que vão também fazer compras online.

Salesforce | Salesforce Holiday Insights Survey 2021
créditos: Salesforce

Já no que toca às compras em si, a qualidade dos produtos é a característica mais valorizada pelos portugueses (74%). Os descontos também são uma prioridade para 71% dos consumidores inquiridos. O relatório indica que há ainda um número crescente de portugueses (22%) que destacam a sustentabilidade como um fator de escolha.

Tanto em 2020 (45%) como este ano (57%), a maioria dos portugueses começa a fazer compras de natal em novembro, existindo diferentes questões que preocupam os consumidores nacionais. Em destaque estão questões de segurança relacionadas com a pandemia de COVID-19: 51% dos consumidores demonstram alguma preocupação no que toca a fazer compras presencialmente em lojas físicas.

Maioria dos consumidores abandona lojas online depois de três más experiências
Maioria dos consumidores abandona lojas online depois de três más experiências
Ver artigo

Ainda neste mês, a Salesforce revelou também que a diferença entre as expectativas dos ciberconsumidores e a capacidade real do retalho em corresponder às exigências colocadas é cada vez maior e isso nota-se quando 80% decidem abandonar marcas ou lojas online após três más experiências.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.