O operador de telecomunicações palestiniano Paltel disse que houve um "corte total" das linhas telefónicas e de Internet na Faixa de Gaza, cercada pelo exército israelita.

"Lamentamos informar os nossos compatriotas do nosso querido país que as comunicações e os serviços de Internet em Gaza foram completamente cortados", declarou a Paltel na rede social X.

Desde que Israel começou o cerco a Gaza, várias localizações foram bombardeadas, mirando as infraestruturas do Hamas, com corte de abastecimento de água, eletricidade e combustível. As redes de comunicação online também têm sido cortadas, nomeadamente os seis operadores: Fusion, AjyalFI, DCC, SpeedClick, JETNET e TechHub que desde o dia 20 de outubro estão completamente offline.

O antes e depois dos bombardeamentos de Israel em Gaza revelados por imagens de satélite
O antes e depois dos bombardeamentos de Israel em Gaza revelados por imagens de satélite
Ver artigo

Em 07 de outubro, o grupo islamita Hamas desencadeou um ataque surpresa contra o sul de Israel com o lançamento de milhares de foguetes e a incursão de milicianos armados, fazendo duas centenas de reféns.

Veja na galeria as imagens de satélite dos bombardeamentos em Gaza:

Em resposta, Israel declarou guerra ao Hamas, movimento que controla a Faixa de Gaza desde 2007 e que é classificado como terrorista pela União Europeia e Estados Unidos, bombardeando várias infraestruturas do grupo na Faixa de Gaza e impôs um cerco total ao território com corte de abastecimento de água, combustível e eletricidade.

O conflito já provocou milhares de mortos e feridos, entre militares e civis, nos dois territórios.

As imagens de satélite disponibilizadas pela Maxar Technologies fazem a comparação de alguns territórios de Gaza antes de serem bombardeados e o depois da resposta de Israel. É possível ver um hospital bombardeado em Al-Ahl, mas também um contraste de imagens de Al Karameh e Atrara de 10 de maio antes dos ataques e os edifícios reduzidos a cinzas após o 7 de outubro.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.