São sete os princípios definidos pelo Conselho da Europa na "Declaração sobre a liberdade de comunicação na Internet". Este grupo que reúne 45 países pretende desta forma impulsionar a utilização da Internet e promover a liberdade de comunicação, limitando a censura dos conteúdos.
A organização pan-europeia defende que a censura por parte dos Governos da informação transmitida via Internet seja limitada, nomeadamente no que diz respeito ao controle prévio dos conteúdos. Assim, aos conteúdos Internet não devem ser aplicadas restrições superiores às definidas nos outros media.
Embora considere que deve existir algum controle, o Conselho da Europa indica a auto-regulação como a melhor forma de regular os conteúdos divulgados através da Internet. Pelo contrário as aplicações de bloqueio e filtragem que possam impedir o acesso a conteúdos na Internet, excepto quando se destinem a proteger as crianças de algum tipo de informação destinada a adultos.
Ao mesmo tempo o Conselho da Europa quer ver alargada a infoinclusão, apelando à remoção das barreiras que ainda impedem alguns cidadãos de aceder à Internet. Os Governos devem ser responsáveis por promover websites dirigidos a sectores específicos da população, facilitando a sua inclusão no mundo da Sociedade da Informação.
Integrada nesta Declaração do Conselho da Europa está também a preocupação em relação a esquemas de registo de comunicações por parte dos ISPs e a necessidade de assegurar o anonimato. Recorde-se que recentemente a União Europeia propôs que os ISPs fossem obrigados a reter arquivos de todas as comunicações electrónicas durante dois anos.
Notícias Relacionadas:
2002-09-05 - Relatório alerta para atropelos à privacidade devido a aumento de segurança
2002-08-23 - Presidência dinamarquesa da União Europeia esclarece proposta sobre retenção de dados
2002-08-20 - União Europeia propõe retenção obrigatória de dados até dois anos
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Sem hélices e silencioso: BlackBird é um eVTOL que pretende mudar as regras do jogo da aviação -
App do dia
Tem uma agenda cheia de tarefas? Sectograph ajuda a gerir o tempo com um "relógio" interativo -
Site do dia
Encontre a banda sonora ideal para a sua próxima viagem em Hype My Flight -
How to TEK
Faça “mirror” do iPhone ou iPad diretamente no ecrã do computador
Comentários