Em abril, já o Centro Nacional de Cibersegurança garantia que a tentativa de extorsão através da ameaça de publicações de imagens falsas com teor sexual da vítima estava a aumentar. A estratégia, conhecida por sextortion, levou agora à detenção de um homem de 53 anos suspeito de burla qualificada e extorsão em Vila Real, que exigia dinheiro a mulheres através do Facebook. O arguido foi proibido de aceder a redes sociais.

Em comunicado, a Polícia Judiciária explica a estrátegia do suspeito detido. Recorrendo a uma identidade falsa, o arguido entrou em contacto com várias mulheres no Facebook, não se sabendo números em concreto, convencendo-lhes a enviarem fotografias ou filmes de cariz íntimo/sexual.

Sexting em tempos de pandemia: COVID-19 está a mudar as vidas amorosas, mas nem tudo é romântico
Sexting em tempos de pandemia: COVID-19 está a mudar as vidas amorosas, mas nem tudo é romântico
Ver artigo

Assim que o homem de 53 anos conseguia obter as imagens chantageava as mulheres, exigindo "montantes elevados em dinheiro" para que as fotografias e vídeos não fossem divulgados a amigos e familiares das vítimas.

Vivendo de forma itinerante pelo país e sem ocupação laboral, pernoitando em residenciais, o arguido terá feito desta atividade ilícita o seu modo de vida nos últimos meses e está já referenciado em vários locais. Peso da Régua, Braga, Paços de Ferreira e Évora são algumas das regiões.

O homem de 53 anos está agora sujeito a apresentações duas vezes por semana nas autoridades judiciárias competentes. Para além da proibição de acesso a redes sociais, o arguido não pode contactar com as vítimas. A Polícia Judiciária garante continuar a "desenvolver diligências de investigação no sentido de apurar a extensão da atividade criminosa do arguido, designadamente o número de vítimas atingidas".

De acordo com o CNC, a prevenção é o melhor remédio. Por isso, o organismo aconselha os utilizadores a não partilharem este tipo de conteúdos através da Internet e a não realizarem qualquer pagamento, caso seja pedido.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.