A EBay deu ontem a conhecer a campanha Rethink Initiative, um programa de reciclagem destinado a motivar os norte-americanos a desfazerem-se de forma segura e mais amiga do ambiente dos computadores e dos equipamentos electrónicos que já não usam.




Com a Intel como sua principal aliada, a Rethink Initiative junta organizações públicas e privadas na promoção da reciclagem e reutilização de velhos computadores e equipamentos de electrónica usados, segundo explicou ontem Meg Whitman, presidente e CEO da Ebay, durante a CES.




A Apple Computer, a Gateway, a Hewlett-Packard, a IBM, a Ingram Micro, a United Parcel Service e o United States Postal Service são algumas das entidades que integram esta campanha, assim como a U.S. Environmental Protection Agency e a Silicon Valley Toxics Coalition.




A campanha assenta num site através do qual os norte-americanos que tenham equipamentos que não usam podem informar-se acerca de formas mais correctas para se desfazerem dos mesmos. A partir da página Web os utilizadores podem igualmente fazer o download de um programa que apaga toda a informação dos discos duros, garantindo ao proprietário que a sua informação pessoal não será partilhada.




Segundo a Gartner, nos Estados Unidos existem cerca de 133 mil computadores que todos os dias deixam de ser usados. Por sua vez, a "leiloeira" informa que anuncia anualmente nas sus páginas PCs novos e usados no valor de 2.500 milhões de dólares, além de equipamentos electrónicos como telemóveis, jogos ou portáteis avaliados em outros 2.500 milhões de dólares.




Mas como relativamente poucas pessoas estão dispostas a pagar pela reciclagem profissional e muitos não desejam livrar-se do disco duro com receio de que acedam à sua informação pessoal, as máquinas terminam frequentemente nos sótãos ou garagens.




Um outro estudo, da Silicon Valley Toxics Coalition, mostra que há em quase metade dos lares americanos equipamentos electrónicos em bom estado que não são usados e que podem ser reaproveitados. A quem quiser doá-los, a Ebay propõe-se estabelecer a ponte com as organizações de caridade, nomeadamente na área da educação.




Notícias Relacionadas:


2004-03-09 - Falta de informação sobre recolha de lixo eléctrico e electrónico subsiste


2004-01-02 - Associações e empresas americanas promovem reciclagem de gadgets

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.