O TikTok vai ter conteúdos nas 27 línguas da União Europeia com informação sobre o processo eleitoral que levará os europeus às urnas em junho. Estes centros eleitorais, como lhes chama a ByteDance, dona do TikTok, pretendem dar um contributo para o combate à desinformação e notícias falsas.

"No próximo mês vamos lançar um Centro Eleitoral numa aplicação localizada para cada um dos 27 Estados-Membros da UE, de forma a garantir que as pessoas possam separar facilmente os factos da ficção", anunciou Kevin Morgan, diretor do TikTok para as áreas de confiança & segurança na EMEA.

A empresa explica que começou a trabalhar neste tipo de plataforma ainda em 2021, intensificou esse trabalho no ano passado, para acompanhar processos eleitorais em vários países da Europa e prossegue agora com o modelo para acompanhar as próximas eleições para o Parlamento Europeu.

A aplicação vai ter informação que ajude a esclarecer dúvidas sobre o processo eleitoral, trabalhando diretamente com as comissões eleitorais locais e as organizações da sociedade civil, explica-se, para dar acesso a “informações fiáveis e crediveis”.

A empresa chinesa refere que trabalhou com verificadores de notícias (fact checking) para produzir vídeos educativos sobre o processo eleitoral e a desinformação em processos eleitorais anteriores.

Divulgou ainda que trabalha com nove fact checkers na Europa, em 18 línguas, e que tem planos para estender essa rede, assim como para lançar mais nove campanhas de literacia sobre a informação noticiosa ao longo deste ano na região.

Na Europa, o TikTok conta com 134 milhões de utilizadores ativos e em Portugal, os números divulgados em outubro do ano passado pela empresa, indicavam que existiam 3,3 milhões de utilizadores ativos.

Na nota agora publicada, a empresa também revela que na Europa tem 6 mil pessoas dedicadas à moderação de conteúdos e que tem aumentado esforços para ser mais eficaz nesta área. Indica que no terceiro trimestre do ano passado, 99% do conteúdo removido, relacionado com temas políticos, foi removido antes mesmo de chegar ao site qualquer denúncia.