O SAPO está cada vez mais próximo de atingir a maioridade e com ele um conjunto de tecnologias que nasceram no mesmo ano. Algumas revelaram o seu potencial logo nos anos seguintes à chegada ao mercado, outras experimentaram percursos mais lentos e só nos anos mais recentes se afirmaram como verdadeiras tendências.



Hoje passamos em revista uma série de lançamentos da tecnologia que também marcaram 1995 e, muitos deles, continuam a ter uma importante palavra a dizer no setor, 16 anos depois do nascimento.


Começamos dentro do grupo PT, com uma invenção que haveria de marcar o passo de toda uma indústria móvel. No ano em que o SAPO nascia para o mundo, a TMN inventava o pré-pago, eternizado na figura do Mimo como elemento da marca.

[caption]Nome da imagem[/caption]

A operadora criou o conceito de comunicações móveis pré-pagas, ou por carregamento, que haveria de ter um impacto muito significativo no desenvolvimento do setor, pelo controlo de custos que permite e pela liberdade que garante ao cliente, que não tem de fornecer uma série de dados ao operador. Em Portugal o pré-pago continua a ser opção para mais de dois terços dos clientes móveis.


PHP & Java

Para as linguagens de programação 1995 também foi um ano histórico. Foi no decurso destes 12 meses que foram disponibilizadas as primeiras versões do Java e do PHP, ambas muito relevantes no dia de hoje. A primeira completamente consolidada e a segunda ainda em franca expansão.

[caption]Nome da imagem[/caption]

Nascida como Oak e rebatizada Java em 1995, a linguagem de programação nascida pelas mãos da Sun Microsystems, é hoje executada em mais de 850 milhões de computadores pessoais e em biliões de dispositivos móveis espalhados pelo mundo. É a base de desenvolvimento de milhões de aplicações e jogos e é controlada pela Oracle, que entretanto comprou a Sun.

[caption]Nome da imagem[/caption]

A primeira versão do PHP/FI é lançada na mesma data. O nome resume a designação original de Personal Home Page Tools, entretanto revista. Idealizada por Rasmus Lerdorf, a linguagem utilizada para gerar conteúdos dinâmicos na Web foi criada pelo seu mentor para substituir um conjunto de scripts Perl usados no desenvolvimento da sua página pessoal.



Ao longo dos anos foi aperfeiçoada e entre a versão 3 e 4 sofreu alterações profundas. Hoje está na 5ª geração.



Internet Explorer - o início

Outro "produto" incontornável na história da Internet é sem dúvida o Internet Explorer, o browser da Microsoft, que também nasceu em 1995 e no mesmo ano evoluiu logo para a sua segunda versão.


A tecnologia que serviu de base à primeira versão do browser, que durante mais de uma década se tornaria líder do mercado mundial, foi licenciada à SpyGlass - que comercializava um produto com o nome de Mosaic. Com o IE a Microsoft garantiu um domínio no mercado dos navegadores web, onde só nos anos mais recentes recuperou um nível de concorrência capaz de fazer moça e ameaçar a liderança.

[caption]Nome da imagem[/caption]

Windows 95 - a revolução

O ano de 95 foi ainda importante para a Microsoft por mais uma razão. Foi nesse ano que a empresa assegurou o lançamento mais relevante da década para muitos: fez evoluir o seu sistema operativo do Windows 3.x para o Windows 95.


A facilidade de utilização desta versão do sistema operativo, face à antecessora, representou uma das grandes mais-valias da evolução e posicionou em definitivo a Microsoft no centro deste mercado.


O suporte de raiz para ligações dial-up e TCP/IP - que o IE acabaria por explorar - e as novas capacidades plug and play para facilitar a instalação de software e hardware, também foram relevantes. Nas primeiras cinco semanas foram vendidos 7 milhões de cópias do sistema operativo, número que traduz o sucesso alcançado.

[caption]Nome da imagem[/caption]

Apache o servidor Web do(s) momento(s)

Deixando o império Microsoft e voltando ao universo do software livre, vale ainda a pena referir que foi também em 1995 que ocorreu o lançamento da primeira versão do servidor Apache, o mais bem-sucedido servidor web livre.


A segurança, performance e compatibilidade com diversas plataformas fazem do Apache a opção mais usada para trazer ao utilizador as páginas e recursos associados a cada endereço web, ou processar qualquer informação que o utilizador carregue ou envie online. Tarefas típicas dos servidores web.

Início da era PlayStation

Fechamos "a loja" com mais um apontamento do calendário de 1995. O ano também foi o de lançamento da primeira versão da PlayStation na Europa (tal como aconteceu nos Estados Unidos, ao Japão chegou um ano antes).


Os marcos de evolução da consola da Sony também já foram alinhados pelo TeK no ano passado, a propósito dos 15 anos de disponibilização do dispositivo na Europa, uma informação que pode rever aqui.

[caption]Nome da imagem[/caption]

Cristina A. Ferreira




Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico