Em 2019, o tráfego de mensagens trocadas através do telemóvel e da Internet vai atingir os 160 biliões, revela um estudo realizado pela Juniper Research. Por dia serão enviadas e recebidas qualquer coisa como 438 mil milhões de mensagens.

Para 2015 as previsões indicam que serão trocadas 94,2 biliões de mensagens por email, SMS, através de serviços de mensagens instantâneas (IM) e pelas redes sociais. O canal mais relevante continua a ser o email. No entanto vale a pena sublinhar que 80% desse número é spam.

Mas mesmo com o peso das mensagens de correio eletrónico não solicitado, o email está a perder terreno para outras formas de comunicação e aplicações de IM, como o Line e o WeChat vão tornar-se mais relevantes. Já são responsáveis pelo envio e receção de 43 biliões de mensagens, rivalizando em volume com alternativas como o SMS. Nos próximos 12 meses estima-se que sejam enviados 43 biliões de mensagens deste tipo e 35 biliões de emails.

Para além disso, as redes sociais, como o Facebook, o Twitter e o Instagram, continuam a experienciar o aumento de utilização. No caso do Facebook, são publicados mais de 5,8 mil milhões de mensagens, gostos e comentários por dia.

"As mensagens de vídeo estão a ter um crescimento enorme, principalmente devido às mensagens instantâneas e às plataformas de comunicações sociais", sublinha Steffen Sorrell, analista da Juniper à eWeek. "Como seria de esperar, América do Norte e Europa Ocidental estão lá em cima em termos de uso, enquanto a América Latina e o Extremo Oriente e na China estão a crescer rapidamente", acrescentou.