A Google anunciou que, a partir de março de 2020, os utilizadores europeus de novos smartphones Android poderão escolher um motor de busca alternativo àquele que a empresa disponibiliza por predefinição. A decisão tomada pela gigante de Moutain View em 2019 entra este ano em vigor em 31 países da Europa, os quais poderão escolher entre três opções diferentes, consoante o leilão realizado pela empresa. Em Portugal, os utilizadores podem optar entre o DuckDuckGo, o Info.com e o Qwant.

A decisão surge depois de três multas aplicadas pela Comissão Europeia à Google, a última em março do ano passado. No entanto, a coima mais pesada data de julho de 2018, altura em que a CE voltou a acusar a Google de abuso de sua posição dominante no mercado, defendendo que através do sistema operativo Android obriga os fabricantes de smartphones a instalar por defeito o seu motor de busca Chrome.

Comissão Europeia aplica multa recorde à Google por violar regras da concorrência no Android
Comissão Europeia aplica multa recorde à Google por violar regras da concorrência no Android
Ver artigo

Em março de 2019, a empresa tinha já dado a entender que uma mudança estaria para chegar. Como resposta à multa de 1,49 mil milhões de euros, tanto os novos dispositivos Android, como os já existentes, passaram a perguntar aos seus utilizadores qual o browser de navegação na internet deseja instalar no dispositivo na Europa. Além disso, passa a criar licenças separadas para o Google Play, Chrome e a sua ferramenta de Search, como é referido no blog da fabricante.

Novas opções de motores de busca para novos dispositivos Android
Google vai escolher motores de busca para apresentar mais opções em dispositivos Android
Google vai escolher motores de busca para apresentar mais opções em dispositivos Android
Ver artigo

De acordo com o sistema previamente estabelecido pela gigante tecnológica, de cada vez que um dos motores de pesquisa alternativos for selecionado como a opção predefinida num smartphone Android, a empresa em questão terá de pagar uma determinada quantia à Google.