O email continua a ser o serviço de comunicação mais popular entre os internautas portugueses, somando 4,6 milhões de utilizadores no final de 2011, que representam 55,5% da comunidade online.

Os dados são do Bareme Internet da Marktest e mostram que o email é também o serviço que maior subida registou nos últimos 14 anos, com o número de utilizadores a crescer mais de catorze vezes face aos 3,7% registados em 1997.

O Instant Messaging é o segundo serviço mais utilizado pelos internautas portugueses para comunicar, reunindo 3,4 milhões de utilizadores (40,7%).

Os serviços de voz sobre IP (VoIP), como o Skype, tinham 1,1 milhões de utilizadores (13,7%) no final de 2011 entre os residentes no Continente com 15 e mais anos.

[caption]Nome da imagem[/caption]

Os homens, os mais jovens e os estudantes são os targets que mais utilizam o correio electrónico para comunicar, revela a análise da Marktest.

Contudo, é junto das mulheres, dos mais idosos e dos inativos que se observaram as maiores subidas nas taxas de penetração deste serviço de comunicação ao longo dos últimos anos.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Patrícia Calé