Nesta fase inserem-se os trabalhadores por conta de outrem e os benificiários de pensões. Para a segunda fase - que na opção online decorre durante o mês de maio - ficam os trabalhadores independentes e restantes contribuintes não integrados na primeira fase.



Quem usa o canal Internet beneficia do sistema de pré-preenchimento das declarações que introduz automaticamente na declaração os dados que já estão na posse da administração fiscal, como a informação entregue pelas empresas.



A maioria dos contribuintes entrega hoje a sua declaração anual de impostos pela Internet, num número que tem crescido de ano para ano. Em 2012 4,4 milhões de declarações foram recebidas por esta via.



O fisco é uma das áreas da AP com mais serviços online. Muitas obrigações das empresas são mesmo de cumprimento obrigatório por esta via, o que contribui para fazer do portal um dos mais usados no país em alguns meses do ano.



Em fevereiro o domínio foi o que mais aumentou no número de páginas visitadas. Passou a ser o 9º mais relevante com 81 milhões de páginas visitadas, mais 61% que no mês anterior.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico