Para ajudar as crianças, adolescentes e jovens adultos a estarem mais seguros na Internet, o Capítulo Português da Internet Society e o projeto MiudosSegurosNa.Net aliaram-se para criar a iniciativa ePrivacidade Trocada Por Miúdos, lançada oficialmente a 28 de janeiro, o Dia da Proteção de Dados.

“Tradicionalmente, este é um tema que é trabalhado numa perspetiva «de cima para baixo», ou seja, dos adultos para os jovens, e isso é algo que nós queremos mudar”, afirmou Tito de Morais, coordenador do projeto e fundador do Projeto MiudosSegurosNa.Net, ao SAPO TEK. De acordo com o responsável, a iniciativa quer “trabalhar com os jovens e não para os jovens”, de modo a dar-lhes mais voz em relação à sua privacidade e segurança online, dois “assuntos que afetam o seu presente e o seu futuro”.

Logo do ePrivacidade Trocada por Miúdos
Créditos: ePrivacidade Trocada por Miúdos
De pequenino... 67% das crianças com menos de 3 anos usam tecnologias
De pequenino... 67% das crianças com menos de 3 anos usam tecnologias
Ver artigo

Numa altura em que o primeiro acesso às tecnologias já começa antes de as crianças aprenderem a andar, a privacidade e segurança dos mais novos no mundo online tem vindo a ganhar cada vez mais importância. Há uma crescente pressão para os jovens estarem sempre ligados, para se exporem e se apresentarem convenientemente aos outros, sublinhou Cristina Ponte, investigadora da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas e coordenadora do projeto EU KIDS Online, no Dia da Internet mais Segura em 2019.

O projeto de dois anos engloba quatro vertentes, sendo a primeira a celebração do Dia da Proteção de Dados. Além de ser um espaço de debate o evento serve como uma plataforma de lançamento de um concurso anual para jovens de todos os níveis de ensino, esclarece Tito de Morais. A ideia é incentivar os estudantes a "produzir toda uma série de materiais de sensibilização, como cartazes e vídeos, acerca da privacidade e segurança online".

“ePrivacidade Trocada Por Miúdos” quer ajudar os jovens a estar mais seguros no mundo online
“ePrivacidade Trocada Por Miúdos” quer ajudar os jovens a estar mais seguros no mundo online
Ver artigo

Segundo Tito de Morais, ajudar os professores, educadores e dinamizadores culturais a trabalhar com os jovens é outra das prioridades do projeto.  Assim foram traduzidos para português uma série de materiais da Internet Society, incluindo tutoriais sobre a privacidade, sobre os direitos humanos, sobre a pegada digital e sobre a gestão da identidade.

O quarto momento-chave da iniciativa chega a 30 de maio, numa cerimónia onde os melhores trabalhos produzidos receberão prémios, sendo também divulgados “nas escolas e nas localidades onde os jovens estão inseridos e mesmo nas redes sociais”, explica o responsável. Mas fazer com que a voz dos mais novos seja ouvida não fica por aqui. Em 2021, o projeto ePrivacidade Trocada Por Miúdos quer pô-los mesmo em destaque como oradores de diversos painéis na celebração do Dia da Proteção de Dados.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.