As notícias falsas são um dos fenómenos que mais tem fustigado a internet. E de acordo com um inquérito recente, a comunidade tecnológica não acredita, na sua (curta) maioria, que o problema tenha solução.

Segundo a Pew Research, que entrevistou cerca de 1.100 especialistas do sector, o problema vai piorar ao longo da próxima década. A opinião é partilhada por 51% dos inquiridos, que não acreditam que seja encontrada uma solução eficiente nesse período.

Baleia Azul: a história de uma notícia falsa que se tornou um verdadeiro problema
Baleia Azul: a história de uma notícia falsa que se tornou um verdadeiro problema
Ver artigo

Os restantes 49% defendem que a tecnologia existente tem potencial para se vir a tornar numa solução a curto-prazo.

Os mais pessimistas defenderam a sua tese com vários argumentos, mas a Pew identifica dois pontos comuns à maioria das respostas: o acelerado desenvolvimento da tecnologia, que vai ultrapassar a nossa capacidade para compreender o fenómeno das fake news e, em consequência, a nossa habilidade para o corrigir; e ainda o desejo dos utilizadores por conteúdo polémico, que vai alimentar as fontes de notícias falsas em permanência.

Os argumentos dos restantes inquiridos consistem na crença de que vão ser encontradas soluções tecnológicas para o problema.

Recorde-se que as maiores plataformas do universo digital continuam à procura de uma forma eficaz de combater as chamadas "fake news". Algumas das soluções trabalhadas por Facebook, Google e Twitter consistem no desenvolvimento de marcadores, multas, e na educação dos utilizadores.