Um estudo divulgado pelo Cordis, o serviço de informação da Comissão Europeia, concluiu que, ao desenvolver a banda larga e políticas de eLearning os governos europeus e as entidades responsáveis nesta matéria devem considerar a TV digital e a televisão interactiva como parte integrante das suas estratégias.
O referido relatório foi realizado ao abrigo do Quinto Programa Quadro e do Programa para as Tecnologias e a Sociedade da Informação e teve como objectivo traçar uma panorâmica da evolução da aprendizagem baseada em televisão interactiva
e fornecer recomendações aos decisores europeus e entidades responsáveis sobre a melhor forma de desenvolver o chamado tLearning.
As principais conclusões do estudo, elaborado por Peter Bates da pjb Associates, apontam para o elevado potencial da utilização de soluções baseadas aprendizagem interactiva com TV no enriquecimento da formação pessoal, em especial em alternativa à Internet.
Em termos de recomendações, Bates salientou a importância, na criação de modelos viáveis de tLearning, do estabelecimento de princípios de sustentabilidade e da abordagem conjunta entre tecnologia e pedagogia. Nesse particular, o mesmo documento salienta que não se justifica a criação de serviços pedagógicos que sejam simplesmente incomportáveis pelos possíveis utilizadores.
A finalizar, o estudo recomenda que todas as entidades com responsabilidade nesta matéria devem trabalhar de forma mais próxima de modo a decidirem qual a melhor forma de utilizar e rentabilizar as novas soluções de TV interactiva e ainda de disponibilizar conteúdos que sejam compatíveis com o maior número de plataformas possíveis.
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