São vários os estudos que apontam para o surgimento de um certo cansaço das redes sociais, mas de momento isso não parece afetar o Facebook. A plataforma criada por Mark Zuckerberg atingiu no passado mês de Junho 1.000.000.000.000 (sim, um bilião) de páginas visualizadas, num valor recorde que deixa a concorrência mais próxima a grande distância.



Os dados são da DoubleClick, subsidiária do Google, que também atribui ao Facebook o lugar cimeiro em visitantes únicos, 870 milhões para o mês em questão.



O valor ultrapassa em mais de 100 milhões o número estimado de utilizadores (750 milhões), situação que se justifica com o facto de a rede estar acessível mesmo para quem não tenha perfil criado no serviço.



Para se ter uma ideia do alcance do Facebook, os 870 milhões de visitantes únicos registados em Junho representam 46,9% de toda a comunidade de internautas no mundo.



Já 1.000.000.000.000 dividido por 870.000.000 dá uma média de 1.150 pageviews por utilizador, e 25 minutos em tempo gasto.



Mas o Facebook não é apenas o primeiro da tabela mundial de sites mais populares: é líder sim, mas com uma grande diferença face aos restantes rivais. O concorrente mais próximo é o YouTube, com cem mil milhões de páginas vistas e 790 milhões de utilizadores únicos.





Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico