A Competition and Markets Authority (CMA), a autoridade da concorrência britânica chegou a um acordo com o Facebook e o eBay para agir contra a propagação de grupos que incentivam à escrita de reviews falsas em plataformas de e-commerce a troco de produtos grátis ou recompensas em dinheiro. A autoridade indica que o Facebook já removeu 188 grupos e 24 contas que incentivavam à prática, sendo que o eBay baniu permanentemente 140 utilizadores.
De acordo com um comunicado emitido pela autoridade, as plataformas digitais comprometeram-se a identificar e investigar casos de reviews falsas, assim como a agir de forma mais rápida e eficaz. “O Facebook concordou com a introdução de sistemas mais robustos de remoção deste tipo de conteúdo. O eBay melhorou os filtros existentes para identificar e bloquear listas que vendam reviews falsas”, elucida a entidade.
As reviews falsas também estão na “mira” da Comissão Europeia. A partir de 7 de janeiro entrou em vigor um novo conjunto de regras chamado "The New Deal for Consumers" que pretende "reforçar e modernizar" a proteção dos consumidores online. Assim, os comerciantes passam a ter de garantir obrigatoriamente que os comentários listados sejam de "consumidores reais".
Em junho de 2019, a CMA tinha advertido o Facebook e o eBay para que tomassem ações contra a propagação do “mercado negro” de críticas falsas. Após o aviso, uma investigação da Which?, uma associação britânica de defesa dos direitos dos consumidores, revelou que o Facebook não estava a tomar medidas suficientes para travar a propagação de grupos que incentivam à escrita de reviews falsas em plataformas de e-commerce a troco de produtos grátis ou recompensas em dinheiro.
Ao infiltrar-se ao longo de um mês em cerca de 10 grupos de Facebook que pertenciam ao “mercado negro” de críticas falsas, a Which? descobriu um aumento drástico no número total de membros de 85.647 para 105.669. A associação deparou-se também com um elevado número de publicações diárias que prometiam produtos grátis ou recompensas em dinheiro, cerca de 3.500 por dia. A associação revelou que o algoritmo do Facebook recomendou relacionados com vendas na Amazon na página de sugestões de conteúdo.
Em destaque
-
Multimédia
Frigoríficos com anúncios, chupa-chupas eletrónicos e campainhas invasivas nos piores gadgets da CES 2026 -
App do dia
Superfluent ajuda quem já domina o "bê-a-bá" a falar uma nova língua com mais confiança -
Site do dia
Airloom: Acompanhe voos em tempo real numa experiência 3D imersiva -
How to TEK
Quais são as novidades do Google Maps para ajudar a chegar ao seu destino? Veja estas dicas de personalização
Comentários