A Competition and Markets Authority (CMA), a autoridade da concorrência britânica chegou a um acordo com o Facebook e o eBay para agir contra a propagação de grupos que incentivam à escrita de reviews falsas em plataformas de e-commerce a troco de produtos grátis ou recompensas em dinheiro. A autoridade indica que o Facebook já removeu 188 grupos e 24 contas que incentivavam à prática, sendo que o eBay baniu permanentemente 140 utilizadores.

De acordo com um comunicado emitido pela autoridade, as plataformas digitais comprometeram-se a identificar e investigar casos de reviews falsas, assim como a agir de forma mais rápida e eficaz. “O Facebook concordou com a introdução de sistemas mais robustos de remoção deste tipo de conteúdo. O eBay melhorou os filtros existentes para identificar e bloquear listas que vendam reviews falsas”, elucida a entidade.

Há novas regras para proteger os consumidores europeus online. Saiba quais são as mudanças
Há novas regras para proteger os consumidores europeus online. Saiba quais são as mudanças
Ver artigo

As reviews falsas também estão na “mira” da Comissão Europeia. A partir de 7 de janeiro entrou em vigor um novo conjunto de regras chamado "The New Deal for Consumers" que pretende "reforçar e modernizar" a proteção dos consumidores online. Assim, os comerciantes passam a ter de garantir obrigatoriamente que os comentários listados sejam de "consumidores reais".

Em junho de 2019, a CMA tinha advertido o Facebook e o eBay para que tomassem ações contra a propagação do “mercado negro” de críticas falsas. Após o aviso, uma investigação da Which?, uma associação britânica de defesa dos direitos dos consumidores, revelou que o Facebook não estava a tomar medidas suficientes para travar a propagação de grupos que incentivam à escrita de reviews falsas em plataformas de e-commerce a troco de produtos grátis ou recompensas em dinheiro.

Associação britânica pressiona Facebook a fechar “mercado negro” de reviews falsas
Associação britânica pressiona Facebook a fechar “mercado negro” de reviews falsas
Ver artigo

Ao infiltrar-se ao longo de um mês em cerca de 10 grupos de Facebook que pertenciam ao “mercado negro” de críticas falsas, a Which? descobriu um aumento drástico no número total de membros de 85.647 para 105.669. A associação deparou-se também com um elevado número de publicações diárias que prometiam produtos grátis ou recompensas em dinheiro, cerca de 3.500 por dia. A associação revelou que o algoritmo do Facebook recomendou relacionados com vendas na Amazon na página de sugestões de conteúdo.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.