O Facebook anunciou novidades no sistema de troca de mensagens da rede social. Como já vem sendo hábito, a empresa de Mark Zuckerberg está a ser criticada pela cada vez maior monetização da plataforma: o Facebook está a testar um sistema de mensagens pagas e prioritárias que podem ser enviadas entre utilizadores que não se conhecem.

No Facebook existem duas pastas onde as mensagens ficam armazenadas: a Inbox, onde chega o correio principal, e a Other Folder para onde vai o spam, os conteúdos menos relevantes e mensagens de pessoas com quem o utilizador não tem contacto.

Mas a partir de agora, e apenas disponível para um grupo restrito de utilizadores norte-americanos, uma pessoa pode enviar uma mensagem para outra pessoa, mesmo que não a conheça, e ver a sua mensagem chegar à caixa principal de mensagens em vez de ir para a "Outra Pasta". O envio e o destaque da mensagem ficam sujeitos ao pagamento de um dólar.

"Impor um custo financeiro ao remetente pode ser a forma mais eficaz de desencorajar mensagens indesejadas e facilitar a entrega de mensagens que são relevantes e úteis", pode ler-se na publicação onde o Facebook explica as novidades do sistema de mensagens.

A rede social está a experimentar este novo sistema como complemento ao algoritmo e às ligações de amizade que atualmente fazem a triagem das mensagens relevantes das não revelantes.

Existem também dois novos sistemas de filtragem, o Básico e o Estrito, que permitem reduzir o número de mensagens na caixa de entrada para mostrar as que mais interessam ao utilizador. O sistema de receção foi afinado para que também as mensagens enviadas da aplicação para Android cheguem à pasta principal.

No início da semana, um outro serviço do Facebook, o Instagram, foi fortemente criticado pela alteração à politica de privacidade e utilização que queria implementar, e que também passava pelo rendimento económico da aplicação.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico