Esta possibilidade de "estado" para o perfil dos utilizadores da rede social é ativada automaticamente quando é declarada uma situação de emergência como um terramoto, um furacão ou uma tempestade.
A aplicação verifica se o utilizador está na zona da catástrofe - através dos dados obtidos quer na altura do registo na rede social ou por georreferenciação, quando ativada - e envia uma mensagem onde pede à pessoa que confirme se está bem.
Caso o Facebook não tenha acertado na localização do utilizador, este poderá dizer que está fora da zona afectada. Se estiver dentro da zona afetada e estiver seguro, pode selecionar a opção "Estou Seguro (I'm Safe)" e será gerada uma notificação no perfil do utilizador, vísivel para que a lista de "amigos".
O Safety Check funcionará em todas as versões do Facebook, nomeadamente iOS e Android, uma vez que mais de 80% dos utilizadores acedem à rede social através dos seus dispositivos móveis.
O desenvolvimento do Safety Check começou depois do terramoto de 2011 no Japão, uma catástrofe que fez com que o Facebook tivesse noção da importância que a tecnologia e as redes sociais têm para menter o contacto entre as pessoas, refere-se num post. Segundo a equipa de Mark Zuckerberg, esta é uma ferramenta desenhada para ajudar a comunidade quando esta mais pode necessitar do Facebook
Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Em destaque
-
Multimédia
Frigoríficos com anúncios, chupa-chupas eletrónicos e campainhas invasivas nos piores gadgets da CES 2026 -
App do dia
Superfluent ajuda quem já domina o "bê-a-bá" a falar uma nova língua com mais confiança -
Site do dia
Airloom: Acompanhe voos em tempo real numa experiência 3D imersiva -
How to TEK
Quais são as novidades do Google Maps para ajudar a chegar ao seu destino? Veja estas dicas de personalização
Comentários