Esta possibilidade de "estado" para o perfil dos utilizadores da rede social é ativada automaticamente quando é declarada uma situação de emergência como um terramoto, um furacão ou uma tempestade.

A aplicação verifica se o utilizador está na zona da catástrofe - através dos dados obtidos quer na altura do registo na rede social ou por georreferenciação, quando ativada - e envia uma mensagem onde pede à pessoa que confirme se está bem.

Caso o Facebook não tenha acertado na localização do utilizador, este poderá dizer que está fora da zona afectada. Se estiver dentro da zona afetada e estiver seguro, pode selecionar a opção "Estou Seguro (I'm Safe)" e será gerada uma notificação no perfil do utilizador, vísivel para que a lista de "amigos".

O Safety Check funcionará em todas as versões do Facebook, nomeadamente iOS e Android, uma vez que mais de 80% dos utilizadores acedem à rede social através dos seus dispositivos móveis.

O desenvolvimento do Safety Check começou depois do terramoto de 2011 no Japão, uma catástrofe que fez com que o Facebook tivesse noção da importância que a tecnologia e as redes sociais têm para menter o contacto entre as pessoas, refere-se num post. Segundo a equipa de Mark Zuckerberg, esta é uma ferramenta desenhada para ajudar a comunidade quando esta mais pode necessitar do Facebook

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico