Vários serviços online com milhões de utilizadores ficaram intermitentes durante o dia de ontem, 25 de agosto, depois de os servidores da Amazon onde estão alojados terem apresentado problemas. As redes sociais Instagram e Vine, o serviço de vídeo online Netflix e a aplicação Flipboard estão entre as empresas afetadas.

Outras empresas como o site de aluguer e reserva de alojamento Airbnb, a empresa especializada em software cloud Heroku e os serviços da IFTTT também terão sofrido com a falha nos servidores da gigante norte-americana.

Todos os serviços afetados apresentaram falhas de utilização durante várias horas, mas nem todos os utilizadores sentiram os problemas já que os dados estão distribuídos em diferentes data centers.

O Instagram chegou mesmo a recorrer à rede social Twitter, escreve a BBC, para confirmar a existência de problemas na rede social e de que estavam a ser tomadas medidas para resolver a situação o mais rápido possível.

Sem terem ficado totalmente offline os diferentes serviços Web tornaram-se sobretudo lentos no carregamento de páginas, nos formulários de autenticação e no carregamento de conteúdos multimédia.

Os problemas já foram resolvidos pela Amazon que atribuiu a falha a um dispositivo de rede, sem nunca detalhar publicamente as verdadeiras razões dessa falha. Os problemas aparecem na mesma semana em que os próprios serviços online da Amazon estiveram fora da rede durante vários minutos.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.