É já a partir do dia 26 de setembro que a Microsoft vai disponibilizar a próxima atualização do Windows 11. Além das novidades com inteligência artificial, com destaque para o Copilot, a mais recente versão do sistema operativo dará também aos utilizadores novas possibilidades de acederem a contas em websites e aplicações sem passwords.

A par da Google e da Apple, a Microsoft é uma das tecnológicas que está a apostar no suporte aos padrões de autenticação FIDO sem palavra-passe e já permite, por exemplo, iniciar sessão em contas Microsoft sem precisar de usar uma password.

No seu blog oficial, a Microsoft explica que as palavras-passe são um dos pontos de entrada mais comuns para ciberataques. Com mais de 4.000 ataques baseados em passwords a cada segundo, a empresa acredita que se torna cada vez mais importante que os utilizadores e organizações recorram a opções “passwordless” sempre que possível.

Com a próxima atualização do Windows 11 os utilizadores vão poder criar chaves de acesso, ou passkeys, através do sistema Windows Hello. Estas passkeys podem depois ser utilizadas para iniciar sessão em websites ou aplicações que suportem os padrões de autenticação FIDO sem palavra-passe.

Microsoft | Novidades a caminho do Windows 11, Bing e Edge
Login sem palavra-passe num website através do Windows Hello | Créditos: Microsoft

Para uma maior conveniência, a Microsoft detalha que é possível gerir as passkeys armazenadas no computador, assim como iniciar sessão através de chaves de acesso que estejam guardadas no smartphone.

Copilot com IA da Microsoft chega ao Windows 11 na próxima atualização a 26 de setembro. Veja as novidades
Copilot com IA da Microsoft chega ao Windows 11 na próxima atualização a 26 de setembro. Veja as novidades
Ver artigo

A par de mais opções de autenticação "passwordless", recorde-se que o Copilot no Windows 11 passa a estar disponível a mais pessoas, em modo preview, com a próxima atualização gratuita do sistema operativo.

Além disso, o Copliot vai começar também a ser disponibilizado no Microsoft 365, Bing e Edge durante o último trimestre deste ano. O Microsoft 365 Copilot em específico chegará a mais clientes empresariais a 1 de novembro.

Veja o vídeo 

Para a Microsoft, a próxima atualização do Windows, com mais de 150 novos recursos, é uma das mais ambiciosas de sempre e leva o “poder” do Copilot e das experiências suportadas por IA para aplicações como o Paint, Fotos ou Clipchamp.

O Bing e Edge serão também atualizados com novas funcionalidades com IA. Em destaque entre as novidades inclui-se a integração do DALL-E 3, o mais recente modelo de criação de imagem a partir de texto da OpenAI, no Bing Image Creator. Foram também adicionadas credenciais de conteúdo que colocam uma marca de água digital invisível em todas as imagens geradas por IA no Bing.

Clique nas imagens para ver as novidades a caminho do Windows 11, Bing e Edge