Os rumores acerca do headset de realidade mista da Apple correm há já algum tempo, com os mais recentes a apontarem para a possibilidade de o equipamento ser lançado em janeiro do próximo ano. À medida que a tecnologia de realidade aumentada da empresa da maçã continua a ser refinada há quem a utilize em projetos que querem repensar a forma como se fazem compras online de móveis e decorações para a casa.
Desenvolvido pela Shopify, o protótipo Space Eraser tem por base a API de realidade aumentada RoomPlan da Apple e funciona como uma espécie de botão de “reset” às mobílias em casa, permitindo ver como é que um determinado espaço fica sem andar a fazer mudanças de um lado para o outro.
Como explica Russ Maschmeyer, Product Lead da plataforma de ecommerce, no Twitter, o Space Eraser capta os principais objetos de um quarto, assim como o seu tamanho, posição e orientação. A informação é depois combinada com dados de profundidade recolhidos através dos sensores LiDAR do iPhone ou iPad.
De acordo com o responsável, o resultado é um “gémeo digital” que pode ser sobreposto no quarto em questão através de realidade aumentada e editado digitalmente.
“Com um quarto vazio, os compradores poderiam experimentar diferentes conjuntos [de móveis e decorações]”, indica o Russ Maschmeyer, para ver que itens é que melhor se enquadrariam tendo em conta as dimensões e orientação do espaço.
O Space Eraser ainda não está disponível para o público, no entanto, já existem outros projetos que recorrem aos sensores LiDAR do iPhone e iPad para ajudar compradores a testar virtualmente móveis e decorações, como a nova aplicação da IKEA.
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