Nos próximos dias 23 e 26 de novembro assinalam-se, respetivamente, a Black Friday e a Cyber Monday, datas normalmente associadas ao início oficial da época de Natal. Cerca de um terço dos portugueses inquiridos pelo Observador Cetelem Natal 2018 afirmaram que pretendem aproveitar para fazer compras e contam gastar em média 268 euros.

Este ano 37% dos participantes referem ter intenção de aproveitar as promoções e pretendem gastar em média 146 euros só na Black Friday. Os cálculos da Cetelem ficam abaixo dos do KuntoKusta, que no início da semana apontava para que o valor médio rondasse os 210 euros.

Sugestão TeK: 8 dicas (rápidas) para comprar (bem) tecnologia nesta Black Friday
Sugestão TeK: 8 dicas (rápidas) para comprar (bem) tecnologia nesta Black Friday
Ver artigo

Entre aqueles que afirmaram no estudo da Cetelem que vão aproveitar este dia, 32% revelam que o fazem para antecipar prendas de Natal, com os restantes 5% a não relacionarem as compras com a época.

O consumo será maior entre os que têm 25 e os 44 anos (43%), que residem na Grande Lisboa (43%) ou na Região Sul (45%) e que têm níveis socioeconómicos mais elevados (70%). Os residentes no Grande Porto (32%) e na faixa etária entre os 55 e os 65 anos (27%) são os que menos planeiam aproveitar as promoções de Black Friday.

Os portugueses parecem menos entusiasmados com a Cyber Monday, o dia exclusivamente dedicado aos descontos online. De acordo com os dados da Cetelem, um quarto dos inquiridos (25%) afirmaram que pretendem aproveitar para fazer compras n próxima segunda-feira, 26 de novembro, menos sete pontos percentuais que em igual período do ano passado. Os gastos médios, neste caso, deverão rondar os 122 euros.

Também neste dia, 21% indicam aproveitar para antecipar as compras para a quadra natalícia.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.