A polícia romena levou ontem a cabo a detenção de 90 suspeitos de envolvimento em fraudes que desenrolavam no eBay e no Craigslist. O primeiro líder mundial nos leilões online, e o segundo o maior site norte-americano de classificados.



As autoridades acreditam que ao longo dos últimos dois anos os suspeitos terão enganado mais de mil utilizadores nas duas plataformas, anunciando e vendendo produtos que não existiam. Terão amealhado com as fraudes cerca de 20 milhões de dólares.



O dinheiro pago pelos produtos que anunciavam em ambas as plataformas saiu sobretudo dos Estados Unidos, onde ambos os sites têm maior número de clientes e onde estão sedeados. Daí, seguia para a Roménia.



"Entre 2009 e 2011 os suspeitos terão enganado os compradores online vendendo artigos falsos (carros, motas, equipamentos electrónicos …)", confirmam as autoridades romenas, num comunicado citado pela Agência France Press.



Na operação que levou à detenção dos 90 suspeitos, que enfrentam acusações de fraude informática e associação criminosa, foram realizadas buscas em 117 locais, espalhados por várias cidades romenas.