Hoje comemora-se o Dia Mundial das Redes Sociais, mais um dia onde a segurança e privacidade são temas sempre em destaque. A Google aproveitou o dia para lançar uma atualização ao seu sistema de gestão de passwords, com o objetivo de melhorar a segurança, mas ao mesmo tempo facilitar a utilização das credenciais, independentemente do equipamento ou sistema operativo.

Com isto, a Google incentiva os utilizadores a criarem palavras-chave complexas e difíceis de serem roubadas, mas sem a necessidade de decorar cada uma delas. É aqui que entra o gestor de palavras-passe, que lembra e preenche automaticamente os respetivos campos, sejam websites ou aplicações em que necessite se autenticar.

Veja na galeria imagens do Google Passwords:

Portugueses passam 2,5 horas por dia nas redes sociais. Relatório aponta para 8,5 milhões de utilizadores
Portugueses passam 2,5 horas por dia nas redes sociais. Relatório aponta para 8,5 milhões de utilizadores
Ver artigo

Uma das principais mudanças é o design da própria aplicação, que será agora unificadora. As versões Chrome e Android eram diferentes e tornavam-se confusas de utilizar. A Google diz que caso o tenha várias palavras-passe para os mesmos websites ou aplicações serão agrupados automaticamente. Também será possível ao utilizador criar um atalho para a aplicação nos smartphones Android, para aceder com apenas um toque às suas passwords.

A Google diz que as palavras-passe criadas em qualquer plataforma estão salvaguardadas enquanto navega pela internet, nunca sendo comprometidas. “Estamos, constantemente, a trabalhar para expandir estes recursos, e é por isso que estamos a proporcionar ao utilizador a capacidade de criar palavras-passe nas suas aplicações iOS - apenas precisa de definir o Chrome como o seu fornecedor do preenchimento automático no iOS”, disse a tecnológica no seu blog. No caso de utilizar outro navegador, poderá aceder ao cofre das passwords no endereço google.com/passwords.

Dia Mundial das Redes Sociais: saiba como poupar dados no seu plafond mensal
Dia Mundial das Redes Sociais: saiba como poupar dados no seu plafond mensal
Ver artigo

O navegador Chrome passa a ser o centro da experiência da gestão de passwords, verificando automaticamente as palavras-chave quando as utiliza num website. Todas as credenciais que forem comprometidas serão sinalizadas, assim como palavras-chave fracas que tenha definido. No caso de uma password ser assinalada, pode proceder à sua substituição automática.

Para facilitar o registo num website, os utilizadores podem agora utilizar o sistema Touch-to-Login, ou seja, um registo automático em sistemas Android, realizado na caixa de diálogo que surge agora no fundo do ecrã.

FYP, TIL, xyzbca: o que significam as siglas que as redes sociais transformaram em linguagem comum?
FYP, TIL, xyzbca: o que significam as siglas que as redes sociais transformaram em linguagem comum?
Ver artigo

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.