Segundo dados do relatório anual global digital 2022, elaborado pela Hootsuite e Kepios, a propósito do Dia Mundial das Redes Sociais, em janeiro de 2022, cerca de 8,5 milhões de utilizadores em Portugal tinham uma conta ativa em plataformas sociais. O relatório, partilhado pelo JN, refere que houve um crescimento de 9% face ao período homólogo do ano passado (7,8 milhões), ou seja, mais 700 mil utilizadores.

É referido que se trata do segundo maior aumento de utilizadores desde 2014, atrás do aumento de 800 mil pessoas de 2020 para 2021, período de pandemia que obrigou a confinamentos em casa. O relatório diz ainda que em cinco anos quase dois milhões de pessoas aderiram a, pelo menos, uma rede social no país. Ou seja, em janeiro de 2018 estavam contabilizados cerca de 6,6 milhões de utilizadores ativos nas redes sociais.

Dia Mundial das Redes Sociais: saiba como poupar dados no seu plafond mensal
Dia Mundial das Redes Sociais: saiba como poupar dados no seu plafond mensal
Ver artigo

Relativamente ao número de utilizadores por plataforma, o YouTube contabiliza 7,27 milhões em Portugal, seguindo-se o Facebook com 5,95 milhões e o Instagram com 5,40 milhões. Na lista contam-se ainda o Messenger do Facebook, o LinkedIn, o TikTok e o Pinterest. O Twitter e o Snapchat aparecem no fim da lista.

O estudo Digital Consumer Survey Portugal 2021 reuniu dados sobre o tempo que os utilizadores portugueses passam com as redes sociais, publicado pela consultora Nielsen e Dynata. Os dados indicam que os portugueses passam uma média de 13 horas semanais nas redes sociais e um total de 72 horas conectados.

Facebook é a rede social onde os utilizadores portugueses passam mais tempo, numa média de 4,2 horas de utilização, seguindo-se o Instagram com 3,3 horas semanais e o Tik Tok em terceiro, com 2,3 horas no mesmo período.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.