A versão para desktop do Google Maps ganhou uma nova funcionalidade. Para pesquisar uma morada ou localidade, digitar texto já não é a única forma de o fazer. A funcionalidade de pesquisa por voz que a Google já permitia há algum tempo nos móveis com Android, passou a estar também acessível a partir da versão desktop do produto. Condicionante: por agora usar o Chrome, o browser da fabricante, é obrigatório.



Tal como já acontecia nos serviços onde a pesquisa por voz estava disponível, do lado direito da caixa de pesquisa o utilizador passa a ter a imagem de um pequeno microfone. Pressiona-o, diz o que pretende e espera pelo resultado.



Aqui no TeK seguimos os procedimentos e podemos dizer que o resultado foi bom... e mau. Perante um espaçado Lisboa (em português) o mapa conduziu-nos à capital portuguesa, mas concluímos que a nossa pronúncia na articulação da palavra Washington, por seu lado, não deve ser a melhor.

Fizemos mais algumas experiências e digamos que o resultado foi... razoável.

[caption]Nome da imagem[/caption]




Aos equipamentos móveis suportados pelo sistema operativo Android a pesquisa por voz chegou primeiro, também no que se refere às referências de localização. No desktop também já era possível, mas apenas para as pesquisas no motor de busca.



A opção foi apresentada em Junho pela Google e ficou disponível a par com a pesquisa por imagens, multiplicando as formas como o utilizador pode interagir com os serviços de busca da fabricante a partir do PC.




Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico