O Google+ - a que a gigante das pesquisas se recusa a chamar rede social, mas para o qual não encontramos melhor definição - terá esta semana ultrapassado os 18 milhões de utilizadores, relatavam ontem vários meios de comunicação internacionais.

A informação é avançada com base nas estatísticas de Paul Allen, fundador do Ancestry.com e "analista não oficial" do Google+, que divulgou os resultados através de um post no seu perfil na rede social.

De acordo com o responsável, a fasquia dos 18 milhões de utilizadores terá sido superada ao final de terça-feira - ou seja, apenas três semanas após o lançamento do serviço.

Embora tenha observado durante os últimos dias um abrandamento do "crescimento viral" que vinha registando, o Google+ terá ganho mais de 750.000 novos utilizadores esta segunda-feira, fazendo com que o número membros se aproximasse bastante dos 18 milhões.

Durante a semana passada, terão sido atingidos picos de 2 milhões de adesões num só dia, se o ritmo se tivesse mantido assim, o serviço teria atingido os 20 milhões de utilizadores no Domingo à noite, acrescenta Paul Allen, realçando que a Google "ainda nem sequer começou a fazer publicidade ao serviço em nenhum dos seus outros canais".

Sem indagar se aqueles que estão a aderir em massa ao serviço irão manter-se como membros (ou sequer chegar a dar-lhe uso) quando passar a euforia da novidade, é forçoso reconhecer a popularidade e curiosidade gerada em tão pouco tempo - e que está patente em toda a atenção que lhe vem sendo dispensada nos mais variados meios e contextos.

Um dos mais recentes exemplos é a aplicação que optimiza a utilização do serviço para o iPhone (e outros dispositivos com iOS), que embora só tenha sido lançada esta terça-feira já se encontra no top das apps gratuitas mais descarregadas.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.