Quem garante o lançamento é a Agência de Proteção de Dados de Hamburgo (Alemanha) que, em declarações ao The Wall Street Journal, afirma que foi a própria Google a assegurar-lhe que iria disponibilizar tais mecanismos aos seus utilizadores, no prazo de duas semanas.

A ser verdade, a gigante das buscas tenta assim adaptar-se ao cenário imposto pela recente decisão do Tribunal de Justiça da União Europeia, de que a empresa norte-americana também tem responsabilidade por indexar e facilitar o acesso a ligações online com dados pessoais.

Em causa estava a informação sobre um leilão de bens de um internauta espanhol que foi marcado como consequência de uma penhora que resultou de dividas à segurança social. A dívida foi paga e o caso resolvido, mas a informação permaneceu online, levando o utilizador a queixar-se à proteção de dados do seu país, por considerar que perpetuava uma suspeição ao seu bom nome.

A Google recusou o pedido de remoção dos dados e o caso seguiu para a justiça europeia, que acabou por decidir que a empresa tem de remover as ligações a páginas com informação pessoal, nos casos em que esta for incompatível com a diretiva europeia de proteção de dados.

Nas horas que se seguiram à divulgação da decisão do tribunal europeu, em defesa do direito a ser-se esquecido na Internet, foram vários os pedidos que chegaram aos escritórios do Google por parte de cidadãos nesse sentido.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.