Hoje comemora-se o Dia da Criança e, para assinalar a data, o Governo lançou hoje um novo website para ajudar os mais novos a desconstruir estereótipos de género e para mostrar que não há profissões de homens ou de mulheres.
O portal Jogo das Profissões para a Igualdade é uma iniciativa que parte da secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, Rosa Monteiro, num projeto em parceria com a plataforma Women in Tech em Portugal, o Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra e a Ironhack Lisboa. O website foi desenvolvido pela Comunidade Raparigas do Código, ilustrado pela designer Rita do Mar e conta ainda com o apoio da DNS.PT.
Clique nas imagens para ficar a conhecer mais sobre o Jogo das Profissões para a Igualdade
Numa fase incial, o website conta com um primeiro jogo que será depois alimentado com mais atividades interativas para os mais novos, além de informação adicional para toda a comunidade educativa e famílias acerca da temática da igualdade de género.
Em comunicado, a Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género indica que o Governo têm vindo a desenvolver várias ações junto de parceiros na academia, sociedade civil e setor empresarial para "promover uma mudança relativamente às atitudes, normas e modelos sociais baseados em estereótipos de género sobre pretensas características e papéis de homens e mulheres, e que continuam a justificar profundas desigualdades".
Rosa Monteiro afirma que "é urgente continuar a trabalhar, desde cedo, na desconstrução daquilo que limita o acesso de mulheres e homens a determinadas profissões ou carreiras e, assim, constrangendo a sua liberdade e concretização de uma vida plena e de uma sociedade sustentável. As crianças devem ser educadas em liberdade e sem condicionalismos de género que as afastam de certas áreas de trabalho logo na infância”.
Já Cláudia Mendes Silva, Embaixadora da Women in Tech em Portugal, destaca que o projeto foi "desenvolvido num ambiente de código aberto" e que, em breve, o código fonte do portal estará disponível de modo "a que todos aqueles que tenham conhecimento de programação" possam continuar a melhorá-lo. "É um primeiro passo para que toda a comunidade se una em torno de uma causa que nos é cara, garantir que estes estereótipos sejam desconstruídos desde cedo".
Em destaque
-
Multimédia
Frigoríficos com anúncios, chupa-chupas eletrónicos e campainhas invasivas nos piores gadgets da CES 2026 -
App do dia
Superfluent ajuda quem já domina o "bê-a-bá" a falar uma nova língua com mais confiança -
Site do dia
Airloom: Acompanhe voos em tempo real numa experiência 3D imersiva -
How to TEK
Quais são as novidades do Google Maps para ajudar a chegar ao seu destino? Veja estas dicas de personalização
Comentários