Hoje comemora-se o Dia da Criança e, para assinalar a data, o Governo lançou hoje um novo website para ajudar os mais novos a desconstruir estereótipos de género e para mostrar que não há profissões de homens ou de mulheres.

O portal Jogo das Profissões para a Igualdade é uma iniciativa que parte da secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, Rosa Monteiro, num projeto em parceria com a plataforma Women in Tech em Portugal, o Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra e a Ironhack Lisboa. O website foi desenvolvido pela Comunidade Raparigas do Código, ilustrado pela designer Rita do Mar e conta ainda com o apoio da DNS.PT.

Clique nas imagens para ficar a conhecer mais sobre o Jogo das Profissões para a Igualdade

Numa fase incial, o website conta com um primeiro jogo que será depois alimentado com mais atividades interativas para os mais novos, além de informação adicional para toda a comunidade educativa e famílias acerca da temática da igualdade de género.

Em comunicado, a Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género indica que o Governo têm vindo a desenvolver várias ações junto de parceiros na academia, sociedade civil e setor empresarial para "promover uma mudança relativamente às atitudes, normas e modelos sociais baseados em estereótipos de género sobre pretensas características e papéis de homens e mulheres, e que continuam a justificar profundas desigualdades".

Rosa Monteiro afirma que "é urgente continuar a trabalhar, desde cedo, na desconstrução daquilo que limita o acesso de mulheres e homens a determinadas profissões ou carreiras e, assim, constrangendo a sua liberdade e concretização de uma vida plena e de uma sociedade sustentável. As crianças devem ser educadas em liberdade e sem condicionalismos de género que as afastam de certas áreas de trabalho logo na infância”.

Já Cláudia Mendes Silva, Embaixadora da Women in Tech em Portugal, destaca que o projeto foi "desenvolvido num ambiente de código aberto" e que, em breve, o código fonte do portal estará disponível de modo "a que todos aqueles que tenham conhecimento de programação" possam continuar a melhorá-lo. "É um primeiro passo para que toda a comunidade se una em torno de uma causa que nos é cara, garantir que estes estereótipos sejam desconstruídos desde cedo".