Três anos depois da segunda fase da Cimeira da Sociedade da Informação, que se realizou em Tunes em 2005, os Governos que participaram continuam a desenvolver projectos para implementar as medidas definidas neste encontro internacional. O relatório de 2008, que acaba de ser publicado, actualiza as acções dos Governos, Sociedade Civil e empresas para reduzir o fosso digital que ainda persiste.

A construção de infra-estruturas para melhorar a conectividade, o aumento do acesso a serviços e promoção de formação nas TIC e na segurança dos sistemas de informação são também algumas das linhas de acção dos projectos reportados para este relatório de 2008. Alguns desenvolvem até mais do que uma linha de Acção, com iniciativas transversais.

No processo de consulta foram submetidas 3.812 actividades por parte de entidades governamentais, o que representa mais de metade das iniciativas apresentadas. As organizações internacionais mostraram-se também bastante activas, seguindo-se as empresas e a sociedade civil.

O relatório é considerado uma ferramenta importante para promover o desenvolvimento da Sociedade da Informação e foi compilado na sequência de um conjunto de encontros que se realizou em Genebra depois do Dia das Telecomunicações e da Sociedade da Informação que assinala a fundação das ITU.

Notícias Relacionadas:
2005-06-06 - CE define pontos estratégicos para a Europa na Cimeira de Tunes